Em período de férias do circuito principal da ATP, a Playmaker Brasil decidiu trazer previsões ousadas para a próxima temporada de tênis. Primeiro de tudo, é preciso entender que são opiniões que mesclam possibilidades reais com o improvável, aumentando o nível das previsões reais.
Focando primeiros nos tenistas brasileiros, confira a lista.
Previsões ousadas da Playmaker Brasil
1 – João Fonseca no top 5
João Fonseca já se consolidou como o melhor brasileiro no simples. Terminando sua primeira temporada completa no profissional dentro do top 25, o carioca mostra que ainda pode evoluir. Por isso, muitos especialistas afirmam que o jovem de 19 anos pode terminar 2026 dentro do top 15 ou top 10. E concordamos, mas iremos mais longe: por que não o top 5?
É claro, a tarefa não será nada fácil para Fonseca. No entanto, João já mostrou que possui um nível altíssimo de tênis e, caso consiga manter sua evolução constante, é algo que pode acontecer. Seria, contudo, necessário uma temporada impecável. Em 2025, o Félix Auger-Aliassime terminou como o 5º do mundo, com 4.245 pontos. João terminou o ano com 1.635, precisando mais que dobrar sua pontuação para alcançar o feito.
2 – Bia Haddad no top 10
Bia Haddad não teve uma temporada fácil em 2025. Já vindo com problemas em 2024, até teve alguns bons resultados, a mantendo no top 20. Entretanto, não conseguiu o mesmo nesse ano e saiu até mesmo do top 50, principalmente por ter se permitido parar e cuidar de si nos últimos meses. Com a longa pausa, a expectativa é que volte bem para o próximo ano.
Só que a paulistana foi nosso grande destaque nos últimos anos e já provou que pode ser melhor. Assim, entre as nossas previsões ousadas, acreditamos que Bia pode dar a volta por cima e voltar para o top 10. É uma tenista com capacidade para isso, mas precisa se reencontrar, especialmente dentro de quadra. Caso tenha feito isso, é uma ameaça para qualquer um.

3 – Naná Silva no top 200
Maior promessa do tênis feminino brasileiro, Naná Silva já está no top 700 do ranking da WTA. Com apenas 15 anos, fazendo 16 no começo de 2026, a tenista tem tido excelente resultados em disputas adultas. Até por isso, deixou o juvenil um pouco de lado nesse fim de ano. É esperado que, na próxima temporada, continue escalando o ranking e conquista posições ainda melhores.
Deixando bem claro: chegar ao top 200 é extremamente improvável para uma tenista de 16 anos. No entanto, por que não sonhar? Sem pressionar Naná, que já mostra um crescimento fora do comum, seu talento em quadra é de outro nível. Com uma boa mesclagem entre torneios pro e juvenil em 2026, além de provavelmente jogar no SP Open, a adolescente pode surpreender.
4 – Gutão surpreende no Rio Open
No masculino, Guto Miguel é a nossa maior promessa no esporte. O goiano de 16 anos já terá 17 na próxima edição do Rio Open. A próxima temporada do atleta também será mais focada no início da transição para o profissional. O esperado é que receba convite para a chave principal do maior torneio da ATP na América do Sul.
Nesse caso, nossa previsão é Gutão surpreenda como João Fonseca surpreendeu no Rio Open de 2024, chegando nas quartas de final. Guto não será um favorito para qualquer partida. Ainda muito novo e sem ranking expressivo, a competição é mais usada como uma adaptação. Mesmo assim, pode marcar o início da nova era para o tenista.

5 – Luisa Stefani campeã de Slam
Luisa Stefani teve uma excelente temporada, chegando em final de Grand Slam nas duplas mistas e na decisão do WTA Finals. Só que a última vez que a nossa principal duplista foi campeã de um major foi em 2023, nas mistas. Seu melhor avanço nas duplas femininas foi no US Open, em 2021 e 2023. Acreditamos que está na hora da medalhista olímpica conquistar esse título.
Em 2026, irá voltar a jogar com Gabriela Dabrowski, com quem fez ótima dupla entre 2020 e 2023. Arriscamos dizer que, na próxima temporada, Stefani poderá vencer mais um Grand Slam em sua carreira.
Foto: Tim Clayton/Getty Images



