PSG vence Auxerre com gol de Barcola
Futebol Ligue 1

PSG joga mal de novo, mas vence Auxerre e dorme na liderança do Francês

O Paris Saint-Germain (PSG) encontrou muitas dificuldades, mas venceu o Auxerre por 1 a 0, nesta sexta-feira (23), fora de casa, na abertura da 19ª rodada da Ligue 1. Sem empolgar e apresentando um futebol pouco vistoso novamente, o PSG espantou a zebra apenas no final do confronto, com gol marcado por Barcola.

Com o resultado, o PSG assume a liderança provisória do Francês. Com 45 pontos, a equipe treinada por Luís Enrique abre dois de vantagem para o Lens – a surpresa da Ligue 1 enfrenta o Olympique de Marselha, como visitante, neste sábado (24).

Agora, o PSG volta a campo pela Champions League, na quarta-feira (28), para enfrentar o Newcastle, no Parque dos Príncipes, pela última rodada da fase de grupos. Para assegurar a vaga nas oitavas de final sem depender de outras partidas, os parisienses precisam da vitória.

Pela Ligue 1, o próximo duelo do PSG é contra o Strasbourg, novamente fora de casa, no dia 1º de fevereiro. Já o Auxerre, que abre a zona de rebaixamento do torneio nacional, mede forças com o Toulouse, também como visitante.

Apático, PSG não fura defesa do rival

O treinador Luís Enrique colocou em campo um time forte, ainda que tenha preservado alguns atletas. Na formação inicial, o PSG entrou com Kvaratskhelia, Barcola, Gonçalo Ramos e Vitinha, por exemplo. A ideia era poupar energia de alguns atletas, mas garantir três pontos de forma natural, sem ter muitos problemas com o Auxerre, time que começou o jogo na zona da degola.

Porém, o PSG não conseguiu executar o que o Luís Enrique planejou. Os parisienses, é verdade, dominaram a posse de bola atuando como visitante. Ainda assim, as trocas de passes foram lentas e insuficientes para furar a linha de cinco defensores armada pelo treinador do Auxerre, Christophe Pélissier.

Kvara e Barcola até chegaram a assustar em arremates de média distância. O goleiro Donovan Leon também trabalhou em alguns momentos. Contudo, a etapa inicial ficou longe de ser marcada por um domínio absoluto do PSG. A partir dos 25 minutos, inclusive, os donos da casa passaram a ficar mais confortáveis no duelo.

Bem postado para o contragolpe, o Auxerre ainda levantou seus torcedores com boas chances criadas por Namaso e, principalmente, Sinayoko. Desta forma, as equipes desceram para o intervalo num 0 a 0 que refletiu muito bem o que foi o primeiro tempo.

Barcola resolve para os visitantes

Luís Enrique não fez mudanças no retorno do intervalo, apostando apenas no ajuste de posicionamento dos homens de frente para tentar ser mais ofensivo – Kvara ficou mais centralizado, dando o corredor para o lateral-esquerdo Lucas Hernández passar. Ainda assim, o PSG ficou longe de ter o controle do confronto.

A palavra “controle”, inclusive, não pode definir a etapa complementar. Mais animado, o Auxerre passou a adiantar suas linhas, ganhando duelos numa zona perigosa e levando mais incômodo para o sistema defensivo que contava com o brasileiro Lucas Beraldo.

Sem outra alternativa, Luís Enrique decidiu colocar Ousmane Dembélé e Doué na partida. Mesmo sem dominar o adversário, as apostas deram certo. Já aos 34 minutos do segundo tempo, Barcola foi lançado em profundidade, ganhou na velocidade e tocou na saída do arqueiro adversário.

Nos minutos finais do embate, o Auxerre se lançou com tudo para o ataque, buscando um empate na base da pressão. Mesmo reclamando de um pênalti não marcado, os donos da casa não fizeram por merecer a igualdade no placar.

Foto: Reprodução/PSG