Tenista da casa, Qinwen Zheng está na final do WTA 1000 de Pequim. Neste sábado (10), a chinesa superou Elise Mertens por 2 a 0 e chegou à sua primeira final no torneio. A atleta é a primeira atleta da China a se classificar para a decisão da competição.
A busca pelo título será neste domingo (11), contra Mirra Andreeva, que derrotou Nikola Bartunkova.
Qinwen Zheng x Elise Mertens
Entrando na chave principal com um wild card, Qinwen Zheng vive um período de superação. Ex-top 10, a tenista lidou com lesões que a afastaram do circuito por alguns meses. Com isso, também teve uma grande queda no ranking e agora tenta voltar à sua antiga posição. Nos últimos meses, tem tido grandes resultados.
No WTA 1000 de Pequim, já derrotou quatro cabeças de chave e enfrentará mais uma na final. Para conquistar a classificação, fez uma excelente partida, chegando a dominar completamente em alguns momentos. Além disso, com o resultado, já sobe 26 posições e, se for campeã, ainda irá terminar a semana como a 23ª do mundo.
Elise Mertens também conquistou grandes resultados e derrotou Coco Gauff pela primeira vez na carreira. No ranking, terá um salto de cinco posições, voltando a estar no top 15. Mas não fez uma grande partida na semifinal, apesar da tentativa de reação ainda no primeiro set.

Mertens tentou virada
Qinwen Zheng dominou o início do jogo e, nos dois primeiros games de saque, cedeu apenas três pontos. Além disso, ainda conquistou a primeira quebra entre os dois, já ficando com 3/0 no placar. Teve chance de quebrar mais uma vez, mas desperdiçou o break point no quarto game e foi quando começou a ter maior dificuldade.
Mertens conseguiu uma reação após o péssimo início e devolveu a quebra no sétimo game, deixando o primeiro set empatado. Nos games seguintes, houve certo domínio do sacador e apenas Zheng teve uma dificuldade, precisando passar por um deuce. Entretanto, a parcial foi decidida no último game.
Precisando confirmar o saque para deixar em 6/6, Elise ficou com 40-30 atrás e não conseguiu salvar o set point.

Zheng domínio o segundo set
A segunda parcial já foi bem diferente e, dessa vez, Qinwen Zheng manteve seu domínio do começo ao fim. Sacando no primeiro game, não cedeu pontos e, na devolução, também ganhou todos, deixando o placar em 2/0. Na sequência, enfrentou break point em 30-40 e conseguiu salvar, confirmando o serviço.
Com uma quebra de vantagem, a chinesa se manteve à frente até o fim e não deu mais nenhum espaço para qualquer reação da adversária. Nos games de saque seguintes, Zheng cedeu somente dois pontos, um em cada. Por outro lado, conseguia colocar pressão quando devolvia, sempre chegando aos 30-30 ou 40-40.
Foi o que aconteceu no último game. Pressionada, Mertens, mais uma vez, precisava confirmar para não perder e não teve sucesso. Com 30-30 no placar, perdeu o ponto seguinte e enfrentou o primeiro match point. Não salvou o ponto decisivo e sofreu a derrota, encerrando a ótima semana que estava fazendo na China.
Foto: Jimmie48/WTA



