GDLXJE7XcAASLef scaled
Automobilismo

Rally Dakar 2024: entendendo o que acontece na principal competição de rali do mundo

Neste ano de 2024, teremos a 46ª edição do Rally Dakar. No entanto, como podemos acompanhar e realmente entender? Este texto será seu guia para adentrar a este novo mundo do automobilismo, que é tão diferente do que estamos acostumados a ver.

O que é o Rally Dakar?

O Rally Dakar é uma competição de Rally Cross Country, com etapas geralmente longas, especialmente os trechos cronometrados, que costumam durar mais de uma semana. No caso do Dakar, são duas semanas. Atualmente, a FIA chama essas competições de Rally Raid e criou o World Rally-Raid Championship, também conhecido como 2R, para agregar as competições.

O 2R conta atualmente com 5 etapas:

  • 05/01 a 19/01 – Rally Dakar 2024 (Arábia Saudita)
  • 25/02 a 02/03 – Abu Dhabi Desert Challenge (Emirados Árabes)
  • 02/04 a 07/04 – BP Ultimate Rally Raid (Portugal)
  • 02/06 a 08/06 – Desafío Ruta 40 (Argentina)
  • 05/10 a 11/10 – Rallye du Maroc (Marrocos)

Como são os veículos do Rally Dakar?

Essas competições têm divisões por categorias e classes, sendo as categorias: Veículos Abertos e Veículos Fechados (Motos e Carros).

Essas categorias são subdivididas em classes, cada uma com suas características próprias. As Veículos Fechados são divididas em 6 classes:

  1. T1 ou Ultimate: Esta é a categoria mais comum entre os carros, seja para profissionais ou amadores. É uma categoria de carros protótipos 100% feitos para competição, com liberdade para configuração, geralmente com tração 4×4 e motores turbo diesel.
  2. T2 ou Stock: Diferente da T1, a T2 são carros de produção para a rua adaptados para a competição, seguindo padrões rigorosos de alterações, principalmente em segurança.
  3. T3 ou Challenger: Categoria de protótipos de carros leves, sem padrões de construção, semelhantes a UTVs ou buggies
  4. T4 ou SSV: SSVs seguem padrões mais parecidos com a T2, UTVs de mercado adaptados para competições extremas.
  5. T5 ou Truck: Categoria dos caminhões, com três subdivisões (T5.1, T5.2 e T5.3) que variam desde caminhões de produção adaptados até protótipos exclusivos para competições, com uma categoria específica para auxílio aos competidores.
  6. OPEN: Categoria que engloba carros protótipos que não se enquadram nas outras categorias, como veículos elétricos e de combustíveis alternativos.

As categorias de Veículos Abertos são divididas em Motos e Quadrículos, com classes específicas para Rally GP e Rally 2 nas motos. Os Quadrículos têm uma única classe chamada Quad, sem muitas limitações.

Os veículos da categoria Classic são versões mais antigas dos carros fechados mencionados anteriormente, disputando por regularidade e avaliação, não por tempo.

Os ralis são marcados por cenas exuberantes e peculiaridades fascinantes e assustadoras ao mesmo tempo. Durante as duas semanas do Rally Dakar, iremos descobrir mais sobre os detalhes dessas provas, com cobertura e resumo de todas as etapas aqui na Playmaker Brasil, incluindo os resultados dos 17 brasileiros, que contribuem para uma participação recorde do país neste ano.

(Foto: Twitter Tom Coronel)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *