Ranking da ATP e WTA Jannik Sinner
Tenis Notícias

Ranking da ATP e WTA: Jannik Sinner volta ao topo após conquista em Monte-Carlo

A nova atualização do ranking da ATP e da WTA trouxe Jannik Sinner, campeão de Monte-Carlo, no topo. A vitória sobre Carlos Alcaraz na final resultou na troca de posições no top 2. Mas também houve outras movimentações dentro do top 10. Já entre as mulheres, como poucas entraram em quadra nesta semana, apenas Mirra Andreeva subiu na lista.

Atualização do ranking da ATP e WTA

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz disputavam mais do que apenas o troféu em Monte-Carlo. Com os dois na final, havia também a briga pelo n.º 1 do ranking da ATP, além do desempate na quantidade de semanas no topo. Campeão em Mônaco, o italiano agora tem 67 semanas como líder, contra 66 do rival.

Os resultados no Masters 1000 também trouxeram outras mudanças. Félix Auger-Aliassime voltou ao top 5 ao chegar nas quartas de final de Monte-Carlo. Já Ben Shelton não jogou, mas contou com a perda de pontos dos adversários. Alex de Minaur e Lorenzo Musetti foram os que caíram.

O australiano também foi superado nas quartas, enquanto Musetti sofreu uma inesperada derrota na estreia. Taylor Fritz, que também não foi para Mônaco, se beneficiou com essa situação, só que ainda não conseguiu voltar à sua melhor posição.

  1. Jannik Sinner – 13.350 pontos;
  2. Carlos Alcaraz – 13.240 pontos;
  3. Alexander Zverev – 5.555 pontos;
  4. Novak Djokovic – 4.710 pontos;
  5. Félix Auger-Aliassime – 4.100 pontos;
  6. Ben Shelton – 3.900 pontos;
  7. Alex de Minaur – 3.895 pontos;
  8. Tayrlo Fritz – 3.870 pontos;
  9. Lorenzo Musetti – 3.625 pontos;
  10. Daniil Medvedev – 3.560 pontos.

Na WTA, não houve uma disputa de torneios 1000 nesta última semana, apenas de um WTA 500. Mirra Andreeva foi a campeã, colocando-a na frente de Victoria Mboko no top 10. Fora isso, não houve nenhuma outra troca de posições.

  1. Aryna Sabalenka – 11.025 pontos;
  2. Elena Rybakina – 8.108 pontos;
  3. Coco Gauff – 7.278 pontos;
  4. Iga Swiatek – 7.263 pontos;
  5. Jessica Pegula – 6.243 pontos;
  6. Amanda Anisimova – 5.995 pontos;
  7. Elina Svitolina – 3.965 pontos;
  8. Jasmine Paolini – 3.907 pontos;
  9. Mirra Andreeva – 3.611 pontos;
  10. Victoria Mboko – 3.531 pontos.
Andreeva foi a campeã do único torneio da WTA na última semana. Foto: Divulgação/Upper Austria Ladies Linz

João Fonseca ganhou cinco posições

Muitos brasileiros subiram na tabela com os pontos dessa última semana. João Fonseca fez uma excelente campanha em Monte-Carlo, chegando às quartas de um Masters 1000 pela primeira vez na carreira. Com o resultado, é o 35º do mundo, com 1.315 pontos até aqui.

Só que não foi o único com boas vitórias. Gustavo Heide foi o campeão no Challenger de Campinas e conquistou 52 posições, se tornando novo 210º do mundo e n.º 2 do Brasil. João Lucas Reis é o 211º, enquanto Pedro Borcardin é o 229º. Thiago Wild caiu no ranking, mas se mantém no top 300, como o 251º.

Nas duplas, o Brasil segue com cinco tenistas entre os 100 melhores. Orlando Luz (36º), Rafael Matos (38º), Marcelo Melo (43º), Fernando Romboli (67º) e Marcelo Demoliner (76º) são os nossos representantes.

Fonseca fez excelente campanha em Monte-Carlo. Foto: REUTERS/Manon Cruz

Bia Haddad é a única no top 200

Bia Haddad tem novo técnico, mas só faz sua estreia com o novo treinador nessa semana. A paulistana irá jogar no WTA 125 de Oeiras, como a cabeça de chave 1. Mesmo apontada como favorita, primeiro a brasileira precisa buscar uma recuperação e melhora em quadra. Atual 69ª do ranking, é uma oportunidade de voltar a ganhar posições.

Não há nenhuma outra tenista do Brasil no top 200, com Laura Pigossi (225ª) sendo a mais próxima. Dentro do top 5 do país, Carol Meligeni Alves (253ª), Gabriela Cé (324ª) e Thaisa Grana Pedretti (447ª) são as atletas.

Por fim, nas duplas, Luisa Stefani se mantém como a 10ª do mundo. Bia também está presente no top 100, como a 84ª, mas não joga mais na modalidade e deve sair em breve. Ingrid Martins é a 88ª e Pigossi fecha na 90ª posição.

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour