Atlético-MG e Fortaleza, BR 2024
Futebol Brasileirão

Fortaleza sai na frente, mas Atlético-MG empata e estaciona na briga pelo G-6

Neste domingo (23), o Atlético-MG recebeu o Fortaleza na Arena MRV em busca de reagir de duas derrotas na semana e subir na tabela, frente a um adversário em recuperação após vencer o Grêmio. As equipes empataram em um jogo movimentado e com muitas oportunidades de gols.

No primeiro tempo o Fortaleza teve o controle da partida, não deixando a equipe mineira criar oportunidades de abrir o placar. Após uma boa chance em uma jogada individual de Breno Lopes, o Leão alcançou o primeiro gol, que deu a vantagem no marcador para o Tricolor do Pici.

Na volta do intervalo, a equipe atleticana melhorou e chegou ao empate com Paulinho, após uma boa triangulação do ataque mineiro. Com diversas oportunidades desperdiçadas por ambas as equipes, o resultado final do empate ficou concretizado.

Os donos da casa vieram para a partida pressionados após sofrerem oito gols nas duas últimas partidas disputadas. A defesa do Atlético foi vazada quatro vezes pela equipe do Palmeiras, na Arena MRV, e mais quatro pelo Vitória, no Barradão, em Salvador.

O Galo foi para o jogo escalado com: Éverson, Renzo Saraiva, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Igor Rabelo, Battaglia, Zaracho, Igor Gomes, Gustavo Scarpa, Paulinho e Cadu. O atacante Hulk, foi desfalque novamente, pois foi liberado para acompanhar o nascimento de sua filha nos Estados Unidos. Além de Hulk, o time mineiro segue sem seus jogadores que foram convocados para a disputa da Copa América. (Guilherme Arana, Alan Franco e Eduardo Vargas).

O Fortaleza veio para o confronto contra o Atlético Mineiro, depois de vencer o Grêmio, na Arena Castelão, por 1×0, e espantar uma possível crise após uma sequência negativa. O time comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda foi escalado com: João Ricardo, Guilherme Tinga, Emannuel Britez, Tite, Felipe Jonatan, Pedro Augusto, Hércules, Tomás Pochettino, Yago Pikachu, Breno Lopes e Renato Kayser. Juan Martín Lucero e Kervin Andrade foram desfalques para o time cearense, devido a suspensão pelo terceiro cartão amarelo e por convocação para disputa da Copa América, respectivamente.

Como foi Atlético-MG e Fortaleza?

Primeira Etapa

O início de partida foi marcado por grandes duelos físicos, onde ambas as equipes tiveram um bom trabalho defensivo, dificultando, assim, a produção de grandes chances de abrir o placar. A primeira grande oportunidade do confronto foi do Fortaleza, numa arrancada rápida do ponta esquerda. Breno Lopes ganhou na velocidade da defesa do Atlético-MG e obrigou o goleiro Éverson a fazer uma grande intervenção.

Aos 22 minutos do primeiro tempo, Gabriel Milito foi obrigado a realizar duas substituições por problemas físicos, Saravia e Mauricio Lemos saíram da partida por lesão muscular na porção posterior da coxa. No minuto 24, Breno Lopes, em mais uma boa jogada pelo lado esquerdo do ataque do Fortaleza, acerta um lindo chute e marca um belíssimo gol, dando a vantagem para o time visitante, que conquistava parcialmente sua segunda vitória seguida no campeonato, logo após uma goleada sofrida contra o Cuiabá.

Segunda Etapa

O segundo tempo começou com as duas equipes criando boas chances de gols, porém, quem se sobressaiu foi o ataque mineiro. Paulinho, a estrela de maior destaque do Atlético, aproveitou o espaçamento do sistema defensivo do Fortaleza e empatou o jogo com um chute forte cruzado aos 13 minutos da etapa final.

Com o gol marcado pelo Galo, o time atleticano cresceu de rendimento e obteve o controle das ações na partida. Gustavo Scarpa acertou a trave de João Ricardo em uma boa jogada ensaiada. Logo em seguida, a chance criada desta vez foi da equipe cearense com o atacante Renato Kayser, onde ganhou um duelo de cabeça com a defesa mineira, mas também acabou acertando a trave, mantendo o placar empatado.

O jogo teve continuidade de maneira compacta, muito física e com uma forte marcação. Ambas as equipes tiveram chance de sair com os três pontos, mas não obtiveram sucesso na finalização das jogadas. Após sete minutos de acréscimos, os times não saíram da igualdade de gols, deixando-os com um ponto a mais na tabela de classificação.

Final: Atlético Mineiro 1×1 Fortaleza

As equipes dividem o meio da tabela, onde o Atlético-MG ocupa a décima colocação e o Fortaleza vem logo em seguida, na décima primeira colocação, também com 11 pontos. Os próximos confrontos de Galo e Leão do Pici, serão contra Internacional e Palmeiras, respectivamente, ambos confrontos serão realizados na quarta-feira, dia 26, às 21h30 (de Brasília).

Foto: Felipe Cruz/Fortaleza