A La Liga encerrou sua rodada número 28, para dar espaço para chegada de mais uma Data FIFA neste temporada. Diante de grandes movimentações e brigas pelo título espanhol, a competição está vivenciando um momento interessantíssimo, com três fortes candidatos para terminar essa campanha na primeira colocação. Uma coisa é certa, não será fácil para ninguém.
Hoje, a disputa está entre Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, com o Athletic Bilbao próximo, mas não tanto quanto eles de si. Os culés e os merengues estão empatados com 60 pontos, enquanto os colchoneros estão na casa dos 56 pontos, principalmente pelo fato de terem tropeçado neste domingo, mas esse ocorrido será contado de uma forma melhor no resumo.
O time de Nico Williams está com 52 pontos, porém, está somando seus pontos de forma mais discreta, ao mesmo tempo que tem uma diferença enorme para o número 5 da La Liga, o Villarreal (44), recentemente emplacou duas derrotas consecutivos, então, passa por alguns problemas quanto aos seus objetivos.
Resumo da La Liga

Na presença de mais um fim de semana de La Liga, o campeonato espanhol volta a respirar e chamar atenção novamente, muito por conta do crescimento de Atlético de Madrid e Barcelona nos últimos anos. Os momentos não eram dos melhores, mas os investimentos chegaram e retornam ao topo da competição, onde é o lugar deles.
Neste domingo (16), Barcelona e Atlético de Madrid foram adversário em Madrid. Com aquele típico confronto de lá e cá, os colchoneros conseguiram tomar vantagem da fraca defesa do time de Hansi Flick. Abertura do placar aconteceu na reta final do primeiro tempo, com Julian Alvarez, o principal investimento dos rojiblancos, que tem dado as caras nos principais momentos da equipe madrilenha.
Quando o segundo tempo iniciou, o Atlético de Madrid aparentou estar com mais sede do que o normal, querendo demais confirmar sua vitória sobre um grande rival na La Liga. A derrota para o Real Madrid nas oitavas de final da Champions League, acionou um alerta em Diego Simeone, que busca cessar o tabu de títulos da equipe dos colchoneros.
Até ampliaram a vantagem com Sorloth, porém, parece que o HD do Atlético de Madrid derrete quando possuem o jogo em suas mãos. Já estavam pensando na proximidade quanto os principais times da La Liga, aí tomaram o gol de Robert Lewandowski, em seguida Ferran Torres empatou num intervalo de seis minutos. Dá para falar que sentiram a pressão, porque com 92, Lamine Yamal virou e aos 98, Ferran fechou a conta.
Simplesmente bizarro como o roteiro foi o mesmo da Copa do Rei, a diferença é que o time de Simeone não conseguiu buscar o empate em 4 a 4. Voltando para sábado, o Real Madrid estava meio que em “ressaca” da vitória sobre o Atléti na Champions, principalmente pela dificuldade passada por eles dentro de campo. Além desse fator, tinham um adversário enjoado, o Villarreal jogando em casa.
Apesar do Submarino Amarelo ter aberto o placar, não demorou muito para os merengues virarem o confronto com o imparável Kylian Mbappé. A inauguração foi aos 8 minutos com Foyth, mas com 17, o francês já havia empatado e virado aos 23. Sem Vinicius Júnior, o camisa nove deixou claro que não havia problemas na ausência do camisa sete, e deu sua vida em campo.
A questão é que, o Real Madrid atua de forma semelhante na Liga dos Campeões e na La Liga, as vezes não consegue ter a bola, então se posicionam de forma defensiva. Um ponto interessante desta situação, é o setor defensivo dos merengues ser fraco, conta com alguns brilhantismos particulares dos seus grandes atletas, mas sempre é muito atacado, e desta vez, não foi diferente.
Os donos da casa pressionavam e cresciam, enquanto um dos líderes da La Liga se segurava em seu favoritismo e em sua camisa. No final das contas, o desespero passou e os três pontos caíram nas mãos de Carlo Ancelotti, junto de seus profissionais, ao mesmo tempo que os mandantes, merecedores de uma vitória, tiveram de voltar para o vestiário com um gosto bem amargo na boca.
Assim como os dois primeiros da La Liga, o Athletic Bilbao fez questão de vencer sua partida contra o Sevilla, na busca por confirmar uma vaga na próxima Champions League. Num típico jogo lá e cá, em que os mandantes até apresentaram um belo futebol, não conseguiram ser eficientes, consequentemente, observaram os visitantes indo com os três pontos para casa.
Para a vitória do Athletic, Mikel Vesga perdeu uma penalidade máxima ainda no primeiro tempo, porém, contou com Yeray Alvarez para tranquilizar a situação. Ernesto Valverde prezou por polpar algumas peças importantes de seu elenco, depois do difícil confronto diante da Roma na Europa League, no final das contas, conseguiram a vaga na próxima fase e ainda venceram no fim de semana.
Talvez esse tenha sido o melhor cenário possível antes da Data FIFA. Parece que todos os principais times da La Liga conquistaram suas vitórias, menos os times que enfrentaram oponentes diretos na briga pela ponta da competição, porque o Real Bétis também saiu com os três pontos, o problema foi a dificuldade para tal conquista.
Depois de terem começado com a diferença de 2 a 0 para o Leganés, o Real Bétis resolveu acordar na segunda etapa. Com Isco de pênalti aos 64 minutos, diminuíram o confronto de pênalti, e com 78, Bakambu brilhou para deixar tudo igual e acalmar os ânimos da equipe. Para fechar com chave de ouro, e continuar sonhando com as principais posições da La Liga, Cucho Hernández fez o terceiro.
O Bétis chegou aos pontos do Villarreal, os mesmo 44, enquanto o sétimo é o Mallorca com 40.
Foto: Divulgação/Real Bétis