Henry Mbappé
Futebol

Para Robert Pirès, Mbappé não é melhor do que Thierry Henry

Robert Pirès, ex-companheiro de Thierry Henry no Arsenal e na seleção francesa, afirmou que Kylian Mbappé ainda não alcançou o status de Henry no futebol francês. Pirès, que jogou ao lado de Henry no lendário Arsenal invicto de 2004 e nas conquistas da Copa do Mundo de 1998 e da Eurocopa de 2000, fez essa declaração em um debate promovido pela Uefa nesta sexta-feira.

“Para mim, Thierry foi melhor que Kylian Mbappé. Adoro Mbappé, mas Thierry foi um jogador mais completo”, disse Pirès.

Mbappé, de 25 anos, já tem um currículo impressionante: campeão mundial com a França em 2018 e vice-campeão em 2022, com gols em ambas as finais. Atualmente, é o principal jogador da seleção francesa na Eurocopa, embora esteja treinando com uma máscara protetora devido a uma fratura no nariz sofrida na vitória por 1 a 0 sobre a Áustria. Nesta sexta-feira, ele ficou no banco na partida contra a Holanda, pela segunda rodada do Grupo D, por conta de uma fratura no nariz.

Pires colocou Henry no pódio dos maiores jogadores do futebol francês, atrás apenas de Zinedine Zidane, campeão mundial em 1998 e da Eurocopa de 2000, e Michel Platini, campeão europeu em 1984. No entanto, o ex-volante reconheceu que comparações entre jogadores ativos e aposentados são subjetivas.

Aos 46 anos, Henry é o técnico da seleção olímpica da França e já expressou o desejo de convocar Mbappé para os Jogos de Paris. Contudo, enfrenta dificuldades para obter a liberação do Real Madrid, novo clube do craque francês.

A nova casa de Mbappé

Depois de uma temporada conturbada pelo PSG, onde, mesmo assim, a equipe conseguiu chegar nas semifinais da Champions League, Mbappé anunciou a sua aguardada ida para o Real Madrid em um contrato de cinco anos. A negociação vinha se arrastando desde o meio do ano passado, quando acabou com uma improvável renovação de contrato com o clube francês.