Jannik Sinner Roland Garros
Tenis Roland Garros

Roland Garros: primeiros quadrifinalistas do torneio são definidos

A fase de oitavas de final de Roland Garros trouxe grandes emoções e partidas intensas, com destaque para as vitórias de Carlos Alcaraz, Stefanos Tsitsipas, Jannik Sinner e Grigor Dimitrov, que avançam para as quartas de final do Grand Slam francês.

Após um susto na segunda rodada, onde perdeu um set para o holandês Jesper De Jong, o espanhol Carlos Alcaraz segue firme em sua campanha. Nas oitavas de final, Alcaraz venceu o canadense Félix Auger-Aliassime em sets diretos, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/1. Este resultado garante o cabeça de chave número 3 nas quartas de final de Roland Garros pelo terceiro ano consecutivo.

Seu próximo adversário será o grego Stefanos Tsitsipas, que conquistou uma vitória de virada contra o italiano Matteo Arnaldi. O grego, nono cabeça de chave, conseguiu uma vitória de virada com parciais de 3/6, 7/6 (7-4), 6/2 e 6/2 em um confronto de 3h11. Vice-campeão em 2021, Tsitsipas alcança as quartas de final pela quarta vez em oito participações no torneio.

O italiano Jannik Sinner, número 2 do mundo, teve que lutar para vencer o francês Corentin Moutet. Depois de perder o primeiro set, Sinner virou o jogo e venceu por 2/6, 6/3, 6/2 e 6/1 em 2h41. Sinner está a duas vitórias de se tornar o novo líder do ranking mundial. Ele precisa chegar à final para garantir o posto de número 1, independentemente dos resultados de Novak Djokovic.

O adversário de Sinner será Dimitrov, que disputa a chave principal de Roland Garros pela 14ª vez, e finalmente alcançou as quartas de final. O búlgaro venceu o polonês Hubert Hurkacz em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-5), 6/4 e 7/6 (7-3). Com esta vitória, Dimitrov completa o feito de alcançar as quartas de final em todos os Grand Slams, tendo já chegado às semifinais no Australian Open, Wimbledon e US Open. Esta foi a 90ª vitória de sua carreira em Grand Slam e a 21ª no saibro francês.

Iga domina e avança em Roland Garros

Iga Swiatek Roland Garros
(Foto: Twitter Roland Garros)

No jogo que abriu a rodada das oitavas de final em Roland Garros, a número 1 do mundo, Iga Swiatek, confirmou seu amplo favoritismo diante da russa Anastasia Potapova. Com uma performance arrasadora, Swiatek avançou às quartas de final com uma vitória por duplo 6/0, concluída em apenas 40 minutos de partida.

Tricampeã em Paris, Swiatek continua a demonstrar sua supremacia no saibro francês. A polonesa, que completou 23 anos na sexta-feira, tem sido uma presença constante nas quartas de final nas últimas cinco edições de Roland Garros. Desde a conquista de seu primeiro título em 2020, Swiatek perdeu apenas uma vez nas quartas, para Maria Sakkari em 2021, mas recuperou-se para vencer as duas últimas edições do torneio.

Este duplo 6/0 foi a quinta vez na carreira profissional de Swiatek que ela alcança tal feito. A última ocasião também ocorreu em Roland Garros, no ano passado, contra a chinesa Xinyu Wang na terceira rodada. Sua ‘bicicleta’ mais famosa foi na final do WTA 1000 de Roma, em 2021, contra a tcheca Karolina Pliskova, então número 9 do ranking.

A tcheca Marketa Vondrousova, quinta favorita ao título, também teve um desempenho sólido para superar as oitavas de final em Paris. Neste domingo, ela enfrentou a sérvia Olga Danilovic, que não conseguiu oferecer muita resistência. Vondrousova venceu por 6/4 e 6/2 em 1h21 de partida, garantindo seu lugar nas quartas de final contra Iga Swiatek.

Será a quarta vez que Swiatek e Vondrousova se enfrentarão, com a número 1 do mundo levando a melhor nas três partidas anteriores, todas vencidas em sets diretos, incluindo uma em Roland Garros há quatro anos.

Com esta vitória, Vondrousova tornou-se apenas a terceira tcheca desde 2000 a alcançar as quartas de final de Roland Garros mais de uma vez, juntando-se a Nicole Vaidisova e Petra Kvitova. Na partida contra Danilovic, Vondrousova mostrou consistência, registrando duas bolas vencedoras a mais que a sérvia (19 a 17) e quase metade dos erros não forçados da adversária (32 a 18).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *