No primeiro Derby della Capitale da temporada, a Roma levou a melhor sobre a Lazio e derrotou o arquirrival por 1 a 0, na manhã deste domingo (21), em confronto válido pela quarta rodada da Serie A 2025/26, no Estádio Olímpico de Roma, na capital italiana. O único gol da partida foi anotado por Lorenzo Pellegrini, que decretou o triunfo dos Giallorossi no primeiro tempo. Para complicar ainda mais a situação dos mandantes, os Biancocelesti terminaram o clássico com dois jogadores a menos, após as expulsões de Reda Belahyane e Mattéo Guendouzi já na segunda etapa.
Com o resultado positivo, a Roma chegou a nove pontos e assumiu provisoriamente a quarta colocação da Serie A, ficando a apenas um da líder Juventus, que empatou em 1 a 1 com o Hellas Verona e pode perder a ponta para o Napoli, que ainda enfrenta o Pisa nesta segunda-feira. Por outro lado, a Lazio amargou a terceira derrota, com o técnico Maurizio Sarri em quatro rodadas e estacionou na 13ª posição, com apenas três pontos, podendo ainda cair mais na tabela de classificação até o encerramento da rodada.
O clima do clássico foi de grande tensão, já que a Lazio recebeu apoio de facções estrangeiras conhecidas por episódios violentos, o que exigiu forte reforço policial. Entre os grupos presentes estavam: West Sofia (Levski Sofia, Bulgária), Sharks Hooligans (Wisla Cracóvia, Polônia), Inter City Firm (West Ham, Inglaterra), além dos alemães Blue Side Lok e Ultras Lokomotive (Lokomotive Leipzig). Do lado da Roma, compareceram torcidas organizadas internacionais como Gate 13 (Panathinaikos, Grécia), Bad Blue Boys (Dinamo Zagreb, Croácia) e Frente Atlético (Atlético de Madrid, Espanha).
Na sequência da temporada, a Roma volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 16h (horário de Brasília), diante do Nice, na França, pela estreia na fase de liga de pontos corridos da UEFA Europa League, agora sob o comando do técnico Gian Pero Gasperini. Já a arquirrival Lazio, fora das competições europeias em 2025/26, joga novamente apenas no dia 29 de setembro, numa segunda-feira, às 15h45 (horário de Brasília), contra o Genoa, no Estádio Luigi Ferraris, em duelo válido pelo fechamento da quinta rodada da Serie A.

Com gol de Pellegrini, Roma vence a Lazio no Derby della Capitale e sobe na tabela de classificação da Serie A
Apesar do confronto ter sido relativamente equilibrado, a Roma dominou em alguns aspectos, registrando maior posse de bola (52%) e mais finalizações (13 contra 9) no Derby della Capitale. Ainda assim, quem levou perigo primeiro foi a Lazio, aos 16 minutos da etapa inicial, quando Pedro recebeu na entrada da área e chutou com força, mas a bola saiu por cima da meta defendida por Svilar. Pouco depois, aos 22 minutos, os Biancocelesti voltaram a ameaçar, quando Belahyane encontrou Nuno Tavares na entrada da área, que bateu firme, mas de forma totalmente imprecisa, mandando a bola para fora e desperdiçando mais uma chance clara para os donos da casa.
Ficha técnica
Lazio 0 x 1 Roma
Serie A 2025/26 – 4ª rodada
Local: Estádio Olímpico de Roma, Roma (ITA)
Gol: Pellegrini, 38’/1ºT (0-1, ROM)
Lazio: Provedel, Marusic, Gila, Romagnoli e Nuno Tavares (Luca Pellegrini); Guendouzi, Rovella (Cataldi) e Dele-Bashiru (Belahyane); Pedro (Noslin), Dia (Taty Castellanos) e Zaccagni. Técnico: Maurizio Sarri.
Roma: Svillar, Celik, Mancini e Ndicka; Rensch, Cristante (El Aynaoui), Koné e Angeliño (Tsimikas); Lorenzo Pellegrini (Pisilli), Soulé (Baldanzi) e Ferguson (Dovbyk). Técnico: Gian Pero Gasperini.
Árbitro: Simone Sozza (ITA)
Assistentes: Giovanni Baccini (ITA) e Valerio Vecchi (ITA)
VAR: Alejandro di Paolo (ITA)
Cartões amarelos: Gila (LAZ); Ndicka (ROM)
Cartões vermelhos: Belahyane (LAZ) e Guendouzi (LAZ)
(Foto: Getty Images)

