George Russell Mercedes
Automobilismo Fórmula 1

Russell vence agitado GP da Áustria; Verstappen e Norris colidem na disputa pela liderança

Neste domingo (30), o GP da Áustria nos trouxe emoções até o final, com um resultado inesperado. George Russell, da Mercedes, venceu em Spielberg após uma disputa entre Max Verstappen e Lando Norris, que acabou dando a primeira vitória da temporada para o britânico. Oscar Piastri acabou na segunda posição, salvando um pódio para a McLaren, enquanto Carlos Sainz foi o terceiro.

Essa é a segunda vitória da carreira de Russell pela Mercedes, e a primeira da equipe desde que o próprio piloto do carro 63 triunfou em Interlagos, na temporada 2022. Com a vitória de Russell, a Fórmula 1 tem quatro equipes diferentes vencendo na temporada, com Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes subindo ao lugar mais alto do pódio em 2024 até agora.

Isso só foi possível por conta da disputa ferrenha entre Verstappen e Norris, que fez o piloto britânico da McLaren abandonar a prova. O holandês, por sua vez, ainda conseguiu um quinto lugar, aumentando a sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos.

Tranquilidade na ponta, caos no pelotão

Logo na largada, Verstappen fez o que era esperado dele, garantindo a primeira colocação, prinicipalmente após a investida de Russell para cima de Norris, que fez a McLaren se defender. Com o holandês na ponta, uma vitória tranquila começou a se desenhar. No entanto, mais atrás, Charles Leclerc e Piastri colidiram, levando a Ferrari do monegasco aos boxes para trocar a asa dianteira.

Enquanto Verstappen conseguia aumentar a sua vantagem e controlar a corrida sem problemas, o pelotão tinha várias brigas e problemas entre pilotos, como o que aconteceu entre Fernando Alonso e Zhou Guanyu, levando a uma punição para o espanhol da Aston Martin. Outras punições foram distribuídas, como uma para Lewis Hamilton, que cruzou a linha branca na entrada dos boxes.

A briga mais intensa do começo da prova veio entre os dois companheiros de Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, que acabou em uma linda ultrapassagem de Gasly, que, após ganhar a posição, deu uma provocada em seu “amigo” no rádio. Quando parecia que a prova estava sob o controle de Verstappen, a Fórmula 1 aprontou das suas, com uma parada lenta do holandês dando a chance para que Norris se aproximasse.

Russell aproveita incidente e vence

Muito agressivo para tentar a ultrapassagem, Norris começou a atacar Verstappen, apesar de não conseguir uma aproximação muito grande. A primeira tentativa deu errado, com o britânico saindo da pista e tendo que devolver a posição. No entanto, ele continuou embutido na traseira da Red Bull, que estava conseguindo travar todas as investidas com uma defesa limpa.

Mesmo assim, quando se trata de Verstappen, sempre podemos esperar uma agressividade a mais. Na entrada da curva 2, Norris tentou ultrapassar por fora, mas o holandês convergiu para a esquerda e não deu o espaço para a ultrapassagem, causando uma colisão que furou o pneu dos dois. O dano foi maior para a McLaren, que abandonou a prova. Após parar nos boxes, Max ainda voltou em quinto.

Com isso, Russell herdou a liderança, com Sainz em segundo e Piastri em terceiro. O desempenho mais rápido do garoto australiano fez com que ele conseguisse uma ultrapassagem tranquila em cima da Ferrari e começasse a tirar a vantagem do britânico na ponta. No entanto, por falta de tempo, não tivemos uma briga entre Piastri e Russell, e a Mercedes levou a vitória.

(Foto: Twitter Mercedes)

Confira o resultado final do GP da Áustria:

  1. George Russell (Mercedes)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Carlos Sainz (Ferrari)
  4. Lewis Hamilton (Mercedes)
  5. Max Verstappen (Red Bull)
  6. Nico Hulkenberg (Haas)
  7. Sergio Pérez (Red Bull)
  8. Kevin Magnussen (Haas)
  9. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  10. Pierre Gasly (Alpine)
  11. Charles Leclerc (Ferrari)
  12. Esteban Ocon (Alpine)
  13. Lance Stroll (Aston Martin)
  14. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  15. Alex Albon (Williams)
  16. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  17. Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  18. Fernando Alonso (Aston Martin)
  19. Logan Sargeant (Williams)
  • DNF – Lando Norris (McLaren)