Paulo Bracks, novo CEO do Santos
Futebol Série B

Santos se acerta com Paulo Bracks como CEO e aguarda assinatura de contrato

O Santos está prestes a anunciar o executivo de futebol Paulo Bracks como novo CEO do clube. O profissional que deve atuar como um gerente geral em todos os setores do Peixe, estará ligado ao departamento financeiro e atuará no dia a dia administrativo junto ao presidente Marcelo Teixeira. Com passagens por América-MG, Internacional e Vasco, Bracks não terá poderes na rotina do futebol, que seguirá coordenada por Alexandre Gallo.

Tendo se reunido com Marcelo Teixeira nos últimos dias, Paulo Bracks acertou as condições para atuar no Santos e aguarda somente a assinatura do contrato, que está sendo elaborado pelo jurídico do clube, e assim, iniciar o novo desafio. Antes de confirmar o acerto com o executivo, o Peixe buscou informações sobre sua atuação em outros clubes, numa carreira iniciada há 5 anos e pela primeira vez no futebol paulista.

As referências recebidas pelo alvinegro praiano sobre os últimos trabalhos de Bracks, apesar de sua presença no projeto do Vasco em 2023, foram positivas e não interferiram em sua contratação. Sobre sua atividade no cruzmaltino na temporada passada, onde a equipe carioca lutou contra o rebaixamento na Série A e escapou na última rodada, a visão é a de que o novo CEO do Santos não tinha responsabilidade direta no desempenho do clube em campo.

Em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira, Marcelo Teixeira falou sobre as intenções de trazer Paulo Bracks ao Peixe e o trabalho a ser desenvolvido por ele na gestão caso seu vínculo fosse acertado definitivamente. O presidente deixou claro a importância de contar com um profissional experiente com a segundona e de bons trabalhos recentes como diretor em clubes de fora do estado de São Paulo.

Não é relacionado ao futebol. Ele vem, com experiência de Série B. Importante ter um profissional como já fez com o América-MG, com o Vasco, fez um bom trabalho no Inter. Queremos entender se o Paulo Bracks tem um perfil para ser um CEO. Um diretor executivo para ele coordenar as demais gerências. Hoje o Santos não possui. Queremos um profissional que faça a avaliação dos profissionais do clube e prosseguirmos o trabalho da parte gerencial”.

Quem é Paulo Bracks, o novo CEO do Santos?

Advogado e pós-graduado em direito desportivo, Paulo Bracks é formado em gestão do futebol e análise de desempenho pela CBF e gestão técnica pela Universidade do Futebol. Além disso, fez cursos na Premier League (Inglaterra) e La Liga (Espanha) e é professor da CBF Academy.

Iniciando seu trabalho de legislação no meio desportivo em 2007, foi auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) durante quatro anos e logo depois, presidente da comissão disciplinar da corte. Em 2014, assumiu a direção de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF), num período de reestruturação do órgão responsável pela modalidade em Minas Gerais.

Em 2018, após 10 anos de advocacia no esporte, assumiu seu primeiro desafio em um clube. O profissional atuou como gestor das categorias de base do América-MG e logo foi promovido à direção principal, onde conquistou resultados históricos com o Coelho a partir de 2020. Sendo executivo de futebol, Paulo Bracks esteve presente no time que avançou às semifinais da Copa do Brasil e garantiu o acesso à Série A do Brasileirão, com o mesmo número de pontos da campeã Chapecoense.

Após três anos no América-MG, Bracks foi contratado para gerir o futebol do Internacional e atuou no clube gaúcho durante 14 meses. Demitido em março do ano passado após a eliminação colorada para o Globo-RN na Copa do Brasil, o profissional não colheu sucessos em campo, porém, trouxe resultados internos para o administrativo e o financeiro da equipe. Também criou uma ferramenta de ciência de dados dentro do departamento de análise de mercado e desempenho, sistema utilizado na contratação e saída de jogadores, além de dar informações para a comissão técnica rever conceitos e padronizar métodos de treinamento.

Seu último trabalho antes da negociação com o Santos foi no Vasco, onde atuou como diretor esportivo entre julho e dezembro de 2023. Apesar do não rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro, Paulo Bracks terminou demitido pelo então CEO do clube, Lúcio Barbosa, que junto da SAF comandada pela 777 Partners, chegou a um consenso de que o trabalho do profissional não alcançou o resultado esperado pela equipe, de brigar na primeira parte da classificação do torneio.

Foto: Daniel Ramalho / CRVG