são paulo criciúma brasileirão
Futebol Brasileirão

São Paulo encerra jejum, vence o Criciúma e encosta no G-6

Encerrando a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebeu o Criciúma na noite desta quinta-feira (27) no Morumbis.

No início do jogo, o Tricolor paulista dominou rapidamente. Lucas iniciou uma jogada pela direita, cruzando para Alisson marcar aos 22 minutos. Pouco depois, Lucas cobrou uma falta curta, resultando em um gol de Luciano aos 36 minutos.

Durante o segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado, com chances de ambos os lados. Apesar dos esforços do Criciúma, o São Paulo manteve a liderança, finalizando com uma vitória, após um gol nos acréscimos de Arthur Caíke após lambança de Jandrei. Com isso, o Tricolor volta a vencer após 4 rodadas e afasta a má fase.

Dentro de campo, Luís Zubeldía lidou com vários desfalques importantes. Rafael, Ferraresi, Bobadilla e James Rodríguez foram convocados para a Copa América, enquanto Rafinha e Pablo Maia estavam lesionados há algum tempo, ficando fora da partida. Para agravar a situação, Rodrigo Nestor, que sentiu dores na coxa contra o Vasco da Gama, apesar de não ter constatado lesão, foi preservado.

No Criciúma, o técnico Cláudio Tencati teve que fazer alterações em todos os setores do campo para o duelo. Na defesa, Tobias Figueiredo, suspenso por acúmulo de cartões, ficou de fora. Rodrigo, Barreto e Walisson Maia formaram o trio de zaga.

Gol relâmpago do São Paulo

O Tricolor paulista começou com tudo, e como de costume, foi Lucas quem acendeu a chama inicial. Em uma jogada fulminante pela direita, ele chegou à linha de fundo e cruzou para trás. A zaga carvoeira afastou mal, e Alisson, dominando na entrada da área, arrumou o corpo e bateu no cantinho do gol de Gustavo. Isso tudo com menos de um minuto de jogo!

O Criciúma não se deixou abater e quase respondeu à altura. Hermes tocou para Arthur Caíke, que tabelou com Eder e chutou com força. Alan Franco, em um lance de pura raça, afastou junto com Marquinhos Gabriel, e o árbitro acabou marcando tiro de meta.

Aos 22 minutos, Lucas novamente se destacou. Ele cobrou uma falta curtinha, em uma jogada ensaiada, e Luciano, que estava de costas para o gol, virou rápido e mandou uma paulada no cantinho do gol de Gustavo. Foi o segundo golpe, ampliando a vantagem do Tricolor e inflamando ainda mais a torcida.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o time catarinense teve uma chance de diminuir a desvantagem. Alisson, em um raro momento de desatenção, não conseguiu dominar uma bola que acabou ficando com Marquinhos Gabriel. Ele cruzou rasteiro e Arthur Caíke, em um desvio sutil, mandou a bola pertinho da trave.

Vitória administrada no segundo tempo mesmo com trapalhada de Jandrei

O segundo tempo começou de maneira morna, com ambas as equipes demonstrando sinais de cansaço e errando muitos passes.

A partida seguiu em um ritmo mais lento, quase arrastado. A primeira boa chance só veio aos 15 minutos, quando Ferreira partiu sozinho pela esquerda, deixou dois rivais para trás e bateu cruzado, mas sem força. Gustavo defendeu com tranquilidade.

Aos 24 minutos, Ferreira, novamente pela esquerda e com muita velocidade, iniciou a jogada. Ele rolou para Lucas, que ajeitou para Luiz Gustavo. O volante bateu rasteiro, assustando o goleiro adversário, que só acompanhou a bola sair.

O Criciúma respondeu logo em seguida com um verdadeiro bombardeio. Barreto deixou Claudinho na cara de Jandrei. O jogador tocou na saída do goleiro, mas Alan Franco afastou como pôde. A bola voltou para Barreto, que bateu firme. Mais uma vez, Alan Franco, agora de cabeça, salvou o Tricolor.

O São Paulo ainda esteve perto de fazer o terceiro gol aos 37 minutos. Lucas deu um ótimo passe para Calleri, que tentou driblar o goleiro, mas acabou perdendo o ângulo. O camisa 9 rolou para trás, e Welington bateu forte, mas para fora. No entanto, o juiz já havia marcado impedimento do argentino.

Quando tudo parecia definido, Jandrei, em um momento que certamente gostaria de esquecer, cobrou um tiro de meta de maneira desastrosa. A bola acabou nos pés de Arthur Caíke, que não desperdiçou a oportunidade. Com espaço para avançar, o atacante bateu na saída do goleiro e diminuiu o placar. Apesar do feito, era tarde demais pra uma reação e a vitória do time de Zubeldia já estava sacramentada.

Final: São Paulo 2×1 Criciúma

Com o resultado, o Tricolor paulista alcança os 18 pontos na tabela e avança da 12ª para a sétima posição. Enquanto isso, o Tigrão permanece com 12 pontos, ocupando o 13º lugar.

Na próxima rodada, o São Paulo terá um confronto em casa contra o Bahia, marcado para às 16:00 deste domingo (30). Enquanto isso, o Criciúma enfrentará o Internacional em seu estádio, mais tarde, às 18:30.

(Foto: Gazeta Press)