Luis Zubeldía, São Paulo
Futebol Libertadores

São Paulo: Zubeldía valoriza esforço do time e confia em classificação no Morumbis: “Isso é Libertadores”

Luis Zubeldía reconheceu que o São Paulo enfrentou dificuldades na primeira etapa do empate sem gols com o Botafogo no primeiro jogo das quartas de final da Conmebol Libertadores, realizado no Nilton Santos. Durante o primeiro tempo, o Botafogo criou várias chances de gol, mas o técnico argentino elogiou a melhoria da equipe na segunda metade da partida.

Em entrevista coletiva, Zubeldía destacou que jogos da Libertadores são sempre desafiadores e valorizou o resultado do confronto. Ele enfatizou que a decisão será no Morumbi, na próxima quarta-feira, às 21h30.

–Tivemos dificuldades de reter a bola por conta da pressão deles. Essa adaptação veio mais no segundo tempo. Os jogadores deles podem driblar e criam jogadas individuais. É Copa, se sofre e é assim. Tivemos compromisso, sofremos. Felicito a equipe pelo o que fizeram. No segundo tempo, estivemos melhor ordenados, depois melhoramos no jogo.

Retrospecto do São Paulo

O São Paulo marcou apenas um gol nos últimos cinco jogos, com William Gomes na vitória por 1 a 0 contra o Cruzeiro pelo Brasileirão. No entanto, Zubeldía ressaltou que a equipe teve uma ótima chance na segunda etapa, quando Calleri desperdiçou uma oportunidade clara de marcar.

– Quanto à criação de gols, melhoramos. Contra o Nacional não criamos nada. Ganhamos do Talleres, empatamos com o Nacional em uma partida difícil. A diferença é que nesses jogos tivemos mais a bola, mas não tivemos chances. Hoje, no segundo tempo, tivemos uma chance clara. Sabia que corrigindo algumas coisas melhoraríamos no segundo tempo.

– Foi virtude do rival (o primeiro tempo), mas tínhamos de correr melhor o campo mudando algumas coisas. No segundo, jogamos mais tranquilos, e o rival não criou tanto. Entraram jogadores frescos. São jogos de Copa, jogos de 180 minutos e acredito que podemos passar – analisou o treinador do São Paulo.

Assim como na partida contra o Cruzeiro, o São Paulo entrou em campo com três zagueiros, adotando um esquema 5-4-1, muito mais defensivo. O técnico Luis Zubeldía explicou sua estratégia, mas admitiu que o plano não funcionou totalmente como o esperado.

– Nós sabíamos que, se não poderíamos reter a bola, com os três zagueiros e fazer dois contra um por dentro, encontrando Willian ou Lucas, teríamos dificuldades. Apesar das situações de gol no primeiro tempo, defendemos bem. Isso é Copa Libertadores. Eles foram melhores no primeiro tempo, mas para mim se trata de correr bem o campo e cuidar da bola. Como não tivemos a bola, tivemos de correr.

Zubeldía foi questionado sobre a decisão de começar o jogo com Luciano no banco de reservas. O técnico minimizou a importância da escolha, afirmando que o camisa 10 terá um papel significativo em outros jogos da temporada.

– O que você quer que eu fale? (risos) O que você quer escutar (risos)? Você tem medo dele? Se você me pergunta é porque tem temor dele. Luciano é boa gente, bom profissional. Tem a sua personalidade, mas não será nem a primeira e nem a segunda vez que vai jogar. É um jogador muito importante. É muito boa gente, vai jogar.

O argentino também comentou sobre a conversa que teve com o árbitro uruguaio Esteban Ostojich no final do jogo. Zubeldía reclamou de faltas que não foram marcadas a favor do São Paulo.

– Fui dizer ao árbitro que as pequenas faltas não aconteceram (para nós). Isso como visitante te empurra. Nos colocaram na metade do campo, não conseguíamos sair do nosso campo por conta da pressão. Me lembro de duas faltas a nosso favor que ele não nos deu. Mas isso é a Copa, acredito que no Morumbis será a mesma coisa – observou.