Dorival Júnior, Seleção Brasileira
Futebol Copa América Seleção Brasileira

Seleção Brasileira: Empate com a Costa Rica faz chegar a 5 jogos sem vitórias em competições

A estreia na Copa América com a Costa Rica, que terminou em 0 a 0, na noite da última segunda-feira (24), fez a Seleção Brasileira bater uma marca negativa: O Brasil chegou a cinco partidas sem vencer em competições oficiais, algo que não acontecia desde 2001.

A última vitória em competições oficiais foi contra o Peru, em setembro do ano passado. Desde então, vinha de empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina, todas pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa 2026. Nesse período, o Brasil chegou a vencer por duas vezes, mas em jogos amistosos: contra a Inglaterra, em março, e contra o México, no último dia 8.

A Seleção chegou a ficar sem vencer por seis partidas oficiais entre 2000 e 2001: todas em confrontos da Copa das Confederações, Eliminatórias e Copa América, empatando com Canadá e Japão e perdendo para França, Austrália, Uruguai e México. Neste período, Emerson Leão foi demitido, e Luiz Felipe Scolari (que futuramente viria a ser o técnico do Penta em 2002) foi contratado para o lugar dele.

Em 2013, o Brasil fez uma nova sequência negativa, mas em partidas amistosas. Foram 3 empates com Colômbia, Rússia e Itália e 2 derrotas para Argentina e Inglaterra.

 

DORIVAL AVALIOU PONTOS POSITIVOS DA SELEÇÃO

Mesmo tendo admitido que há problemas, Dorival Júnior apontou pontos positivos na atuação do Brasil contra a Costa Rica. O treinador está invicto no comando da Seleção há 5 partidas:

“Eu acredito que o jogo, dentro de um contexto, foi um jogo bem disputado. Nós tivemos a maior parte do tempo com troca de passes. Perspectivas pelos lados, por dentro, jogamos com aproximação, criamos boas oportunidades. Não fomos felizes nas finalizações, concordo, mas, de um modo geral, eu acho que nós apresentamos coisas bem positivas.”

“Hoje em dia serão assim, nós temos naturalmente que encontramos caminhos e soluções, isso é um fato. E os trabalhos são nesse sentido sempre, para que melhoremos a cada momento. Eu acho que isso está acontecendo, é natural que não aparecendo o resultado positivo, os questionamentos acabam acontecendo, mas eu tenho consciência daquilo que está sendo desenvolvido, daquilo que foi pedido, do volume que nós apresentamos e do trabalho que foi realizado” – declarou o técnico, em entrevista coletiva.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima sexta-feira (28), quando enfrenta o Paraguai, às 22h (de Brasília), em Las Vegas.

(Foto: Buda Mendes/Getty Images)