Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira
Futebol Copa América Seleção Brasileira

Seleção entra em reta final de preparação para Copa América com Dorival buscando modificações no time

A uma semana da estreia contra a Costa Rica na Copa América, a seleção brasileira entra em reta final de preparação e se organiza nos últimos detalhes para o confronto. O duelo inicial na competição será realizado na próxima segunda-feira, dia 24, no SoFi Stadium, na Califórnia.

Em dezenove dias de trabalho com o grupo, tendo nesse meio tempo dois amistosos contra México e Estados Unidos, o técnico Dorival Júnior busca modificar o Brasil, em busca de um time ideal para o torneio. O treinador declarou recentemente que um dos principais objetivos é formar um plantel mais equilibrado, e que sofra menos gols do que sofreu nas quatro partidas que disputou sob seu comando.

Em quatro jogos com Dorival, a seleção brasileira sofreu seis gols. E no ciclo pós-Copa de 2022, inicialmente com Ramon Menezes e Fernando Diniz, foi vazado 20 vezes em 13 partidas, média de 1,53 por jogo, quase quatro vezes mais do que no ciclo com Tite no Mundial disputado no Catar.

Após a folga no último domingo, os 26 convocados voltaram aos trabalhos nesta segunda-feira, a sete dias para a estreia no torneio. O final de semana foi apontado como a última vez em que os atletas tiveram para ficar com familiares e amigos, já que a partir de agora, o tempo será bem escasso de dias livres, em virtude dos jogos e das viagens do elenco.

Dorival dá início a esboço da possível Seleção para a estreia

Com atividade marcada para esta tarde em Orlando, na Flórida, Dorival Júnior deve dar início ao esboço dos 11 iniciais para encarar os costa-riquenhos na próxima semana, na Califórnia. O possível Brasil que estreia na Copa América poderá ter mudanças em relação ao time que enfrentou os Estados Unidos no último amistoso antes da competição, empatado em 1 a 1.

Para o certame de abertura, o técnico conta com o retorno de Gabriel Magalhães, que esteve ausente dos dois amistosos por conta de dores no ombro, e disputará posição no setor defensivo com Beraldo. No setor ofensivo, a briga está aberta no meio-campo, com Douglas Luiz e João Gomes disputando quem será o titular contra a Costa Rica.

Titular contra o México, e tendo entrado no lugar de João Gomes no intervalo do jogo contra os norte-americanos, o volante do Aston Villa declarou que a decisão de quem começa em campo ficará para Dorival, e que a disputa com o jogador do Wolverhampton no time é sadia.

É uma disputa sadia. Temos um meio de campo jovem, todos querem dar o melhor para a Seleção. Eu tenho característica de jogar como primeiro e segundo volante muito bem. Deixo essa dúvida para o Dorival”.

— afirmou Douglas Luiz.

A seleção brasieira segue em Orlando até a próxima quinta-feira, quando embarca para Los Angeles. Dez vezes campeão, e vice-campeão na última edição da Copa América, o Brasil está no Grupo D do torneio, com Costa Rica, Colômbia e Paraguai. Os dois melhores times da chave avançam para as quartas de final.

Dorival Júnior e jogadores do Brasil em treino em Orlando
Dorival Júnior e jogadores da Seleção em treino em Orlando — Foto: Rafael Ribeiro / CBF