Paulistão Série A2
Futebol

Semifinais da série A2 trazem equipes ausentes na elite do Paulistão há mais de uma década

O Paulistão Série A2 conheceu seus semifinalistas no meio dessa semana e traz à luz um fato curioso após inúmeras edições: o bate-volta de equipes entre a elite e a segunda divisão do estadual não terá nenhum representante neste ano, e a primeira divisão de 2025 terá a presença de times há anos longe da Série A1. Os quatro classificados às semifinais do campeonato são clubes os quais já disputaram o Paulistão, porém com um intervalo de mais de uma década, e não fizeram o trajeto que muitos outros times fizeram entre as duas divisões num intervalo de dois anos.

Noroeste, Portuguesa Santista, Juventus e Velo Clube são os quatro candidatos às duas vagas em jogo para a elite do futebol paulista no ano que vem, e em dois jogos decidirão quem avança rumo à grande final e conquista o sonhado acesso ao Paulistão Série A1. As quatro equipes desbancaram adversários com melhores posições na fase classificatória e sonham com a chance de ocupar um lugar entre os 16 que estarão disputando o título da primeira divisão em 2025. Quem passar, ocupa o lugar de Ituano e Santo André, rebaixados no último campeonato.

Paulistão Série A2 meme semifinalistas
Foto: Divulgação/FPF.

Classificados às semifinais e tempo fora da elite do Paulistão

Noroeste

Dentre os quatro classificados às semis da Série A2, e apesar de uma década afastado do Paulistão, o Noroeste é o que está há menos tempo longe da elite. O Norusca disputou o campeonato pela última vez em 2011, e após uma fase nebulosa, voltou a disputar uma vaga na primeira divisão após engatar uma sequência de ascensões e brigar pelo acesso à Série A1 desde o ano passado, quando terminou derrotado pelo Novorizontino na semifinal. Na primeira fase, classificou-se para as quartas de final em oitavo lugar e eliminou o São Bento, equipe de melhor campanha do torneio até então.

Juventus

O Moleque Travesso não participa da primeira divisão do Paulistão há 16 anos, tendo sido rebaixado em 2008, na 17ª colocação. O time da Mooca na época com jogadores como Fernando Diniz e o pentacampeão e ex-Corinthians Vampeta, não conseguiu evitar o descenso à Série A2 de 2009, e protagonizou uma fase de bate-volta entre a segundona e a terceira divisão do estadual nos últimos anos.

Desde 2016 na Série A2, o Juventus conseguiu pela primeira vez conquistar a classificação para as semifinais e brigar de forma competitiva pelo acesso à Série A1 do ano seguinte. Na primeira fase, o time da capital se classificou para as quartas de final em sexto lugar e eliminou a Ferroviária, time com a terceira melhor campanha do certame.

Portuguesa Santista

A Briosa está há 18 anos longe do Paulistão e após a queda da Série A1 em 2006, viveu uma sequência de rebaixamentos até a quarta divisão estadual em 2010. A década que iniciou turbulenta com dramática fase na até então última divisão de São Paulo terminou com um retorno à Série A3 em 2016, e para a Série A2 em 2018, onde está até hoje, e agora briga para voltar a elite no ano que vem. O time que na última participação na primeira divisão teve como goleiro o também ex-Corinthians Ronaldo Giovanelli, se classificou para as quartas de final dessa temporada em quinto lugar, e despachou o XV de Piracicaba, então quarto colocado.

Velo Clube

Se entre os três primeiros citados existe a ausência de uma década da elite, o Rubro-Verde de Rio Claro é o que está há mais tempo fora da Série A1 do Paulistão, e busca voltar a ocupar um lugar entre os principais após quase cinco décadas de sua primeira e única participação. O Velo Clube participou da primeira divisão em 1979 e no mesmo ano terminou rebaixado para a divisão de acesso do estadual, tendo a chance de voltar após 45 anos de distância do campeonato.

Nessa fase tão extensa, o time se reergueu a partir dos anos 2010, quando conquistou um salto da quarta para a segunda divisão paulista, e foi campeão da Série A3 em 2020. Disputando pela terceira vez consecutiva o mata-mata da Série A2, veio da primeira fase desse ano em sétimo lugar, e eliminou o São José nas quartas de final, equipe que tinha até então a segunda melhor campanha da temporada.

Semifinais do Paulistão Série A2

Nos dois próximos finais de semana, as semifinais definem entre as quatro equipes, os dois classificados para a grande decisão e que ascendem ao Paulistão Série A1 de 2025. Noroeste e Portuguesa Santista se enfrentam neste sábado (30) às 15h10 (de Brasília) no Alfredo de Castilho, em Bauru, e Juventus e Velo Clube jogam no domingo (31), às 11h10 (de Brasília) na Rua Javari, em São Paulo.

Velo Clube e Portuguesa Santista mandam os jogos da volta no final de semana seguinte, nos dias 6 e 7 de abril e invertem os horários dos jogos de amanhã.

Foto: Divulgação/Agência Paulistão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *