snus
Futebol Premier League

SNUS: Produto feito com Nicotina, utilizado por atletas da Premier League, já é motivo de alerta nos bastidores

Produto muito utilizado por jogadores da Premier League, o Snus, que é um produto feito de tabaco e nicotina (o mesmo dos cigarros) já está chamando a atenção da saúde pública, que vê o aumento do uso com preocupação. 

O snus é um pó solto ou pré-embalado em sachês e pode trazer sabores diferentes. Existem versões com tabaco, que é proibido na União Europeia, exceto na Suécia e no Reino Unido, e sem tabaco, apenas com nicotina. A pessoa coloca a peça entre o lábio superior da boca e a linha das gengivas e se dissolve por si só.

“É um produto que tem nicotina, uma das drogas mais potentes, que atinge o sistema nervoso central mais rapidamente. A nicotina causa dependência. Ela pode causar doenças também cardiovasculares, problemas para gravidez e parto. O snus tem uma série de componentes tóxicos, substâncias cancerígenas” — explicou Aline de Mesquita Carvalho, tecnologista da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (CONPREV) do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A quantidade de nicotina presente num saquinho de snus é comparável a um cigarro (15mg por produto), de acordo com estudo publicado na revista Biology of Sport. Porém, a concentração de nicotina no plasma do sangue é maior.

A denúncia foi trazida ao Brasil pelo portal Globo Esporte.com em reportagem exclusiva. Na mesma, foi relatado vários casos de jogadores que utilizam o Snus e não veem problema algum no uso, apesar de assegurar que o produto causa dependência. 

snus
Jamie Vardy foi flagrado com produto de nicotina durante a Eurocopa de 2016.

 

O QUE DIZEM AS AUTORIDADES SOBRE O SNUS?

O uso de snus não é proibido pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), que informou ao portal que a nicotina faz parte do Programa de Monitoramento desde 2012, para detectar potenciais padrões de mal uso no esporte:

“Estar no programa de monitoramento significa que essa substância é alvo de investigação. O snus ainda não entrou para a lista, mas pode entrar a qualquer momento. Nenhuma substância entra para a lista de proibidas sem o conhecimento da comunidade esportiva mundial. Há um tempo de três meses, no mínimo, para que a substância possa ser proibida” — explicou Fernando Solèra, médico coordenador da comissão de controle de doping da CBF.

Segundo a Federação de Futebol da Inglaterra, o snus não é ilegal ou banido no país e por isso, “não pode impedir os jogadores de usá-lo”. As escolhas de vida dos atletas são pessoais ou questões para os respectivos clubes. Porém, quando se trata de um nome da seleção inglesa, a federação aconselha contra o uso do snus, dados os riscos para a saúde.

(Fotos: Getty Images; Reprodução / Daily Mirror)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *