O Tottenham precisava muito de uma recuperação depois de ter sofrido derrota em casa para o West Ham e Thomas Frank necessitava de um grande resultado para controlar mias a forte pressão em torno do comando técnico. Isso aconteceu três dias depois, com uma grande vitória sobre o Borussia Dortmund por 2 a 0 ter sido suficiente para amenizar a crise, pois os Spurs ainda possuem chances notáveis de terminar a primeira fase da Champions League dentro da lista dos oito primeiros colocados.
Os Spuers tiveram um ótimo início de jogo abrindo o placar após um escanteio. A bola sobrou para Wilson Odobert, que inicialmente errou o chute, mas cruzou rasteiro na segunda tentativa para Cristian Romero marcar de primeira. Daniel Svensson foi expulso aos 26′, após revisão do VAR, por uma entrada com as travas da chuteira em Odobert, mas Solanke marcou o segundo gol da partida depois de cruzamento rasteiro de Odobert, deixando a situação mais tranquila.
Tottenham sentiu muito a falta de Solanke
Nas últimas semanas, Mathys Tel tem sido um dos destaques do Tottenham. Reintegrado ao time após a venda de Brennan Johnson para o Crystal Palace em 2 de janeiro e a lesão na coxa de Mohammed Kudus, que o deixará de fora até pelo menos a pausa de março, o jovem francês impressionou jogando pela esquerda, trazendo urgência goleadora a um ataque que vinha apresentando dificuldades.
Mas, diante da escolha entre Tel e Solanke (o único jogador que poderia substituí-lo no elenco devido às regras de inscrição), Frank optou pelo jogador da seleção inglesa recuperado de lesão e não se decepcionou. Em sua primeira partida como titular na temporada, Solanke adicionou experiência e qualidade ao ataque, algo que o Tottenham sentiu muita falta durante sua ausência. Além de ser habilidoso e preciso na defesa, também possui bastante técnica, pressionando o goleiro e a defesa do Dortmund, permitiu que o Spurs avançasse 10 metros e ameaçasse o gol dos visitantes.
Aos 37′, foi recompensado por seu esforço com seu primeiro gol na temporada. Após receber um cruzamento rasteiro e forte de Odobert a poucos metros do gol, Solanke conseguiu, de alguma forma, dar um toque de calcanhar com o pé da frente para o pé de trás, com a bola desviando e entrando no canto da rede.
Thomas Frank ganha mais uma sobrevida no Tottenham
A derrota para o West Ham no sábado parecia que poderia ter sido o fim da linha para Thomas Frank após seis meses no comando, que enfrentou uma revolta aberta da torcida depois de mais uma atuação desastrosa. Quando a diretoria do Tottenham decidiu mantê-lo, assumiu o risco de que essas cenas não se repetissem, de que Frank continuasse sendo a melhor opção para guiar os Spurs neste momento difícil. Se as coisas tivessem dado errado novamente menos de 72 horas depois, o ex-Brentford provavelmente teria sido demitido.
Mas, em vez disso, o Tottenham apresentou sua melhor atuação em semanas, com muita organização tática e principalmente ambição, indo para o intervalo com 2 a 0, um placar que não refletia totalmente o domínio físico da equipe. No segundo tempo, a desvantagem numérica fez o controle de jogo ser menos intenso, mas não menos eficaz.
Obviamente que a pressão segue e o duelo contra o Burnley é visto como “obrigação de vitória”, mas um resultado negativo terá um impacto muito maior em seu futuro do que este jogo contra o Borussia Dortmund.
Imagem: Getty Images