Arman Tsarukyan
Lutas UFC

Tsarukyan é multado e suspenso por incidente no UFC 300

O incidente envolvendo o peso-leve do UFC Arman Tsarukyan com um fã antes de sua luta no UFC 300 resultou em consequências significativas. Tsarukyan foi multado em US$ 25.000 e suspenso por nove meses pela Comissão Atlética de Nevada (NAC) após dar um soco em um fã durante sua entrada para a luta contra Charles “do Bronx” em Las Vegas. A NAC anunciou sua decisão na terça-feira durante uma reunião mensal do conselho.

A suspensão, efetiva a partir da data do incidente, terminará em 12 de janeiro de 2025. No entanto, a sentença pode ser reduzida para seis meses se Tsarukyan fizer um anúncio de serviço público contra o bullying, aprovado pela comissão, o que o tornaria elegível para voltar à ação em 12 de outubro.

O incidente ocorreu quando Tsarukyan foi recebido com um dedo do meio por um fã durante sua entrada. Em resposta, Tsarukyan deu um soco na multidão, uma ação capturada pela transmissão e por várias câmeras de celulares. Apesar do acontecido, o georgiano venceu sua luta contra Charles por decisão dividida.

Aos 27 anos, Tsarukyan está atualmente em uma sequência de quatro vitórias consecutivas e é considerado o próximo desafiante ao título, já que sua luta contra Charles foi rotulada como uma “eliminatória pelo título” pelo UFC. Recentemente, o campeão peso-leve Islam Makhachev expressou o seu interesse em lutar contra o georgiano, apesar de não ser a sua preferência no momento.

Suspensão de Tsarukyan pode dar a Charles uma disputa de título?

Com a suspensão de Tsarukyan, Charles “do Bronx” é o próximo do ranking do UFC entre os leves, e pode ser o próximo adversário de Makhachev. Com Justin Gaethje, terceiro do ranking, fora de ação por conta do nocaute sofrido contra Max Holloway no UFC 300 e Dustin Poirier sendo derrotado recenteente pelo russo, um confronto pelo título para o brasileiro não está descartado.

Resta saber se Makhachev aceitará a luta ou esperará o possível efeito suspensivo para o número 1 do ranking. Makhachev e Charles se enfrentaram pela última vez em 2022, quando o russo levou o título dos leves. Eles se encontrariam novamente no ano passado, mas uma lesão tirou o brasileiro de ação, sendo substituído por Alexander Volkanovski.