Léo e Maicon durante Vasco 1x6 Flamengo
Futebol Brasileirão

Um Brasileirão inteiro: Vasco lidera ranking de goleadas sofridas nos pontos corridos com 38 derrotas

O duro revés sofrido pelo Vasco na tarde do último domingo contra o rival Flamengo, por 6 a 1, entrou para uma pessíma estatística ao torcedor cruzmaltino. Um levantamento realizado pelo ge constatou que esta foi a 38ª derrota com goleada na história da equipe na era de pontos corridos do Brasileirão, e é o maior número registrado entre todos os clubes que já disputaram a Série A desde 2003.

A goleada sofrida no Maracanã há três dias é a segunda sofrida pelos vascaínos no campeonato deste ano. A primeira foi registrada em abril diante do Criciúma, onde a equipe catarinense superou o Vasco por 4 a 0, e consolidou a demissão de Ramon Díaz do comando técnico do clube.

Liderando o ranking de goleadas, Vasco amplia vantagem e fecha um Brasileirão inteiro

Consolidado na liderança do ranking com folga, o Vasco está à frente do Goiás com 12 goleadas a mais. Enquanto os goianos possuem apenas 26 derrotas com “massacre”, os cariocas tinham 37, e sofreram a 38ª no domingo passado, diante de seu maior rival. Em pontos corridos, o cruzmaltino teve como seus principais antagonistas, o São Paulo e o Palmeiras, por quem foi goleado quatro vezes cada um, desde 2003.

Ranking de goleadas sofridas por clubes na Série A do Brasileirão desde 2003

EquipeGoleadas sofridas
Vasco38
Goiás26
Flamengo25
Athletico-PR25
Figueirense24
Vitória22
Juventude21
Fluminense21
Atlético-MG20
Cruzeiro20

Times que mais golearam o Vasco no Brasileirão de pontos corridos

ADVERSÁRIOGoleadas
Palmeiras e São Paulo4
Athletico-PR, Botafogo, Flamengo e Santos3
Atlético-MG, Corinthians e Vitória2
América-MG, Bahia, Ceará, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Juventude, Paraná e Red Bull Bragantino1

No levantamento, chama-se a atenção para a figura de equipes como Paraná Clube, atualmente fora do cenário nacional, e disputando a segunda divisão estadual no Paraná, e o Figueirense, atualmente na Série C do Campeonato Brasileiro. Para o Vasco, um exemplo negativo a ser superado e esquecido, com resultados convincentes e triunfos que levem o time a engrenar no torneio, e virar a página.

Vasco e Vitória pelo Brasileirão de 2008
Vitória 5×0 Vasco pelo Brasileirão de 2008 — Foto: Reprodução

Com a trigésima oitava goleada sofrida em sua história desde o início da fórmula de pontos corridos, instituída na Série A do Brasileirão a partir de 2003, o Vasco obteve o fechamento de um campeonato inteiro, ou seja, 38 goleadas em 38 partidas. O modelo com este número de jogos foi aplicado a partir de 2006, com a diminuição do torneio para 20 equipes, e o Vasco registra seu pior desempenho nas edições de 2005, na qual terminou em 12º lugar, e na de 2008, quando terminou em 18º, e rebaixado pela primeira vez.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *