Vasco x São Paulo
Futebol Brasileirão

Vasco goleia São Paulo e volta a vencer no Brasileirão

Neste sábado (22), o Vasco venceu o São Paulo por 3 a 1 em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro em São Januário, no Rio de Janeiro. Em uma das grandes atuações da equipe carioca na temporada, eles garantiram a vitória com contra-ataques mortais, respondendo aos protestos da torcida e respirando no Brasileirão. Alan Franco (contra), Guilherme Estrella, Leandrinho e David marcaram para o Vasco, enquanto André Silva descontou para o São Paulo.

Sem técnico depois da demissão de Álvaro Pacheco e com Rafael Paiva no comando, o Vasco precisava da vitória para se recuperar de uma sequência de quatro jogos sem vencer, com três derrotas. Mortal nos contra-ataques, a equipe aproveitou um São Paulo muito errático para garantir um triunfo importante em um dia atípico em São Januário, que estava com público aquém do que estamos acostumados.

O São Paulo, por sua vez, vive o primeiro momento de instabilidade sob o comando do técnico Luís Zubeldia. A equipe chegou ao seu quarto jogo seguido sem vitória no Brasileirão e perdeu a segunda seguida após ter sido derrotado pelo Cuiabá em seus domínios no meio de semana. A queda no desempenho afasta o Tricolor do G-4, e eles ainda podem perder mais posições no campeonato a depender dos resultados da rodada.

São Paulo abre o placar, mas Vasco é letal

Vasco
(Foto: Twitter Vasco da Gama)

O começo da partida foi bastante nervoso para o Vasco, que entrou em campo sob protestos da torcida, principalmente direcionados ao zagueiro Maicon, que era vaiado quando pegava na bola. Isso gerou um início errático para os cariocas, e o São Paulo rapidamente aproveitou. Aos 10 minutos, Rodrigo Nestor achou bom cruzamento e André Silva cabeceou com estilo, vencendo Léo Jardim e abrindo o placar.

O Vasco continuava cometendo muitos erros e via o São Paulo dominar as ações nos primeiros 25 minutos da partida, mas sem ser muito efetivo. Giuliano Galoppo e Nestor tiveram chances, mas acabaram desperdiçando, e, quando parecia que os donos da casa estavam mortos, veio o gol de empate. Após boa jogada pela direita, Pablo Vegetti desviou para o gol, mas Igor Vinicius salvou em cima da linha. No entanto, a bola bateu em Alan Franco e entrou, deixando tudo igual.

O São Paulo continuou tendo mais a posse na primeira etapa, mas acabou sendo vítima de um contra-ataque mortal do Vasco. Após boa jogada de Adson, o ponta lançou Guilherme Estrella em velocidade. O garoto de apenas 19 anos driblou o defensor e finalizou com estilo, no canto de Jandrei, para virar para o Vasco. Com isso, o jogo foi para o intervalo com liderança vascaína por 2 a 1.

Vasco mata o jogo na segunda etapa

No segundo tempo, o São Paulo apostou em mais movimentação ofensiva ao tirar Calleri e colocar Wellington Rato, mas eles acabaram perdendo presença de área. A partida ficou um pouco mais truncada, mas era o Vasco que tomava conta do meio de campo, com boas atuações de Mateus Carvalho e Hugo Moura.

A equipe vascaína chegaria ao terceiro gol em mais um contra-ataque, dessa vez com a velocidade de David pela esquerda, que achou o garoto Leandrinho, que recentemente havia entrado no lugar de Lucas Piton. O lateral fuzilou, sem dar chances para Jandrei, marcando novamente para o Vasco. Daí em diante, o São Paulo se viu atordoado, e ainda sofreria o quarto quando JP achou lindo passe para David, e o ponta chutou forte para dar números finais à partida.

FT: Vasco 4-1 São Paulo

Análise final

Jogando de maneira muito compacta e organizada, o Vasco fez uma boa atuação jogando em velocidade, se aproveitando dos vários erros do São Paulo e pela falta de efetividade do Tricolor Paulista com a bola. Talvez tenha sido a melhor atuação vascaína desde a vitória contra o Grêmio, ainda na primeira rodada. Isso dá moral para Rafael Paiva, que busca continuar no comando técnico vascaíno.

Na próxima rodada, o Vasco tem uma parada dura ao enfrentar o Bahia fora de casa, enquanto o São Paulo busca a recuperação ao enfrentar o Criciúma no Morumbis.