Max Verstappen
Automobilismo Fórmula 1

Verstappen domina classificação e faz a pole na Áustria

Max Verstappen, da Red Bull, brilhou novamente ao conquistar a pole position para a 11ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, no GP da Áustria. No Red Bull Ring, o tricampeão mundial garantiu a primeira posição no grid com uma diferença impressionante de 0.4s para o segundo colocado, Lando Norris, da McLaren.

Lando Norris assegurou a segunda colocação, mas o terceiro lugar viu uma reviravolta. Oscar Piastri inicialmente havia conseguido o terceiro melhor tempo, porém, após ultrapassar os limites da pista, caiu para a sétima posição. Com isso, George Russell, da Mercedes, subiu para a P3, seguido por Carlos Sainz e Lewis Hamilton.

Verstappen conquistou mais uma pole na temporada e dominou mais uma vez na Áustria, pista onde é o principal vencedor nos últimos anos, só perdendo a vitória quando Charles Leclerc quebrou o seu domínio em 2022. Agora, ele não parece enfrentar uma competição muito forte, apesar do ímpeto da McLaren, que tomou um hit com a perda da volta de Oscar Piastri, que foi o sétimo.

Verstappen domina sessão de classificação na Áustria

Diferentemente da classificação para a sprint, todos os pilotos optaram por pneus macios para tentar suas voltas rápidas. A dupla da Red Bull foi a primeira a registrar tempos, mas logo foram superados pelos rivais da McLaren e Ferrari. Com 12 minutos restantes na sessão, Hamilton e Russell ainda não haviam registrado tempos, adotando uma estratégia diferenciada. A pista limpa permitiu que Russell saltasse para a ponta da tabela temporariamente.

Após as primeiras tentativas, Sainz liderou a primeira parte da sessão, seguido por Piastri, enquanto Hamilton conseguiu apenas a 16ª colocação. Pérez, por sua vez, marcou um modesto 12º lugar. Os eliminados no Q1 foram Albon, Stroll, Bottas, Sargeant e Zhou.

Na segunda parte da sessão, as Ferraris saíram com pneus usados, enquanto Verstappen foi para a pista com compostos macios novos. O tricampeão rapidamente cravou o primeiro tempo na casa dos 1m04s. Mesmo após todos os pilotos registrarem seus melhores tempos, ninguém conseguiu se aproximar de Verstappen, que liderava com uma vantagem de 0s439 sobre o segundo colocado, Sainz. Na segunda tentativa, Verstappen ainda conseguiu melhorar seu tempo, mantendo a liderança. Os eliminados no Q2 foram Ricciardo, Gasly, Magnussen, Tsunoda e Alonso.

Na primeira tentativa de voltas rápidas para a pole, Norris tentou desafiar, mas foi rapidamente superado por Verstappen. Mesmo com um setor amarelo na segunda parte da pista, Verstappen manteve a liderança. Leclerc, em um momento dramático, cometeu um erro, passou pela grama, voou e acabou na área de escape.

Confira o grid de largada para o GP da Áustria:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. George Russell (Mercedes)
  4. Carlos Sainz (Ferrari)
  5. Lewis Hamilton (Mercedes)
  6. Charles Leclerc (Ferrari)
  7. Oscar Piastri (McLaren)
  8. Sefgio Pérez (Red Bull)
  9. Nico Hulkenberg (Haas)
  10. Esteban Ocon (Alpine)
  11. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  12. Kevin Magnussen (Haas)
  13. Pierre Gasly (Alpine)
  14. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  15. Fernando Alonso (Aston Martin)
  16. Alex Albon (Williams)
  17. Lance Stroll (Aston Martin)
  18. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  19. Logan Sargeant (Williams)
  20. Zhou Guanyu (Kick Sauber)

(Foto: Twitter Fórmula 1)