Max Verstappen
Automobilismo Fórmula 1

Max Verstappen ironiza ‘novo DRS’: ‘seria melhor com uma banana do Mario Kart’

O piloto tricampeão do mundo, Max Verstappen, criticou o ‘Novo DRS’ apresentado pela Fórmula 1, que será implementado em 2026. O MOM (Manual Override Mode ou Modo de Ultrapassagem Manual) será uma espécie de potência extra para as ultrapassagens. Verstappen ironizou o novo sistema, alegando que precisaria de uma “banana” para ser mais eficaz, fazendo referência ao jogo Mario Kart.

O holandês afirmou que ainda não entendeu a eficácia do item ‘substituto’ da asa móvel e acredita que os pilotos só terão uma noção melhor do novo item e de como entendê-lo por completo quando fizerem mais simulações sob o novo regulamento. Resumindo, o grid só deve dar um veredito final quando de fato testar o MOM.

Em entrevistas para o GP do Canadá, Verstappen foi perguntado sobre a novidade:

“Talvez você precise de uma banana [para ser mais eficaz]”, falou em tom de brincadeira. “O que aconteceu é que mudaram um pouco a forma como usamos a energia nas retas, e quanto mais simulações fizermos sobre isso, melhor entenderemos.”

Além disso, Verstappen falou em cautela ao comentar as novas regras. Segundo o piloto da Red Bull, o que esperar de 2026 só ficará mais claro com muita pesquisa e desenvolvimento das equipes: “Se funcionar, funciona, mas, por enquanto, é um pouco difícil determinar com exatidão.

É uma questão de quão bem seremos capazes de seguir o piloto à frente, quão eficaz será o impulso e quão lento será o modo de recarga. Há muitas coisas que ainda preciso entender – não apenas para mim, mas para qualquer pessoa que desenha ou compila as regras. Definitivamente, será mais complicado”, disse Max ao RacingNews 365.

Outros pilotos do grid da F1 relataram dúvidas sobre o novo regulamento, achando-o difícil. Alexander Albon, da Williams, Lewis Hamilton, da Mercedes e futuro piloto da Ferrari, além de Fernando Alonso, da Aston Martin, mostraram ter dúvidas sobre o regulamento que entrará em vigor em 2026. Hamilton, por exemplo, relatou que tem medo de os carros ficarem mais lentos com as mudanças.

Verstappen e as mudanças da Fórmula 1 para 2026

É normal que os pilotos tenham receio sobre as novas mudanças que virão com o novo regulamento de 2026. Porém, como disse o próprio Max Verstappen, essas dúvidas só serão resolvidas com os pilotos do grid fazendo testes para saber o que virá de novo daqui a dois anos.

Com o campeonato tendo um início bem interessante, as atenções das equipes e dos pilotos voltam para as pistas com o Grande Prêmio do Canadá, que ocorrerá neste próximo domingo (9). Mas é claro que o assunto do novo regulamento deve circular pelos paddocks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *