Max Verstappen
Automobilismo Fórmula 1

Verstappen lidera sessão única de treinos livres na Áustria

Nesta sexta-feira (28), tivemos a sessão de treinos livres para o GP da Áustria, e a equipe dona da pista garantiu a primeira colocação. Max Verstappen levou a Red Bull para a primeira posição em Spielberg, superando os problemas no carro que quase o fizeram abandonar a sessão. Oscar Piastri ficou em segundo, enquanto Charles Leclerc fechou o top 3.

Em uma sessão de treinos livres única na Áustria por conta do fim de semana de Sprint Race, Verstappen foi o melhor entre aqueles que usaram pneus macios, superando a força da Mercedes, que liderou boa parte da sessão, e a pene elétrica em seu carro, que o forçou a ir aos boxes no final da sessão. Ele ainda retornou para dar uma excelente volta e liderar.

Verstappen começa bem mais um fim de semana na Áustria, onde tem sido dominante ao conquistar boas vitórias para a Red Bull, No entanto, a competição parece ser feroz dessa vez, já que, além da Mercedes, a McLaren demonstrou bom desempenho, com Piastri e Lando Norris, que errou e sua única volta com pneus macios, onde estava baixando o tempo do holandês.

A sessão também foi marcada por alguns problemas entre pilotos. Por conta da pista curta, vários carros foram atrapalhados em suas voltas rápidas, causando discussões rápidas. A primeira veio entre a Ferrari de Leclerc e a Haas de Nico Hulkenberg na saída da Curva 3, onde o alemão chamou o monegasco de “bebê chorão”. George Russell também teve uma questão envolvendo a Williams de Alex Albon, que atrpalhou a única volta com pneus macios feita pelo britânico da Mercedes.

Verstappen lidera sessão competitiva na Áustria

O começo da sessão trouxe uma Mercedes muito forte em seu ritmo de corrida, liderando os carros que fizeram voltas com pneus duros, com Verstappen e Sergio Pérez colocando seus carros em terceiro e quarto. Uma surpresa foram as boas voltas de Kevin Magnussen, que levou a sua Haas para a oitava posição.

Quando os pilotos começaram a ir para a pista com os pneus macios, eles logo foram atrapalhados pelo problema envolvendo Verstappen, que parou na reta dos boxes por conta de um problema elétrico. Após ser recolhido para o pit, o holandês retornou para fazer a volta que o daria a ldierança da sessão. Outros pilotos também marcaram voltas rápidas, como Piastri, que ficou em segundo, e Leclerc, que anotou o terceiro tempo.

Atrás de Leclerc, tivemos Carlos Sainz, que não conseguiu superar o seu companheiro de equipe mesmo com a vantagem de pneus. Lewis Hamilton ficou na quinta colocação com pneus duros, assim como Esteban Ocon, com a sua Alpine. Lance Stroll até conseguiu uma boa volta com os macios, mas a mesma acabou deletada por problemas com limites de pista, deixando o canadense da Aston Martin em sétimo.

A oitava posição ficou com George Russell, que pegou o pato por ter sido atrapalhado, enquanto Yuki Tsunoda, com pneus médios, ficou em nono. Fernando Alonso garantiu a décima colocação para a Aston Martin.

Confira o resultado da única sessão de treinos livres na Áustria:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Charles Leclerc (Ferrari)
  4. Carlos Sainz (Ferrari)
  5. Lewis Hamilton (Mercedes)
  6. Esteban Ocon (Alpine)
  7. Lance Stroll (Aston Martin)
  8. George Russell (Mercedes)
  9. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  10. Fernando Alonso (Aston Martin)
  11. PIerre Gasly (Alpine)
  12. Sergio Pérez (Red Bull)
  13. Lando Norris (McLaren)
  14. Zhou Guanyu (Kick Sauber)
  15. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  16. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  17. Nico Hulkenberg (Haas)
  18. Alex Albon (Williams)
  19. Kevin Magnussen (Haas)
  20. Logan Sargeant (Williams)

(Foto: Twitter Fórmula 1)