20240629 083419 scaled
Automobilismo Fórmula 1

Verstappen segura McLarens e vence Sprint na Áustria

Max Verstappen dominou a corrida sprint da Áustria, triunfando após uma disputa acirrada com Lando Norris, da McLaren, nas primeiras voltas. O tricampeão mundial conquistou a terceira corrida curta da temporada 2024 da Fórmula 1.

Logo atrás, a equipe de Woking garantiu uma dobradinha no pódio, com Oscar Piastri e Lando Norris terminando em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Um dos maiores críticos desse tipo de corrida, Verstappen tem sido dominante nas Sprints desde que elas começaram, e conquista mais uma boa vitória na Áustria, onde também tem sido dominante.

A McLaren, por sua vez, teve a situação envolvendo Norris e Piastri, que acabaram disputando posições durante a prova, mas de forma limpa. Lando perdeu a chance de vencer a prova ao tentar fazer uma manobra corajosa para ultrapassar Verstappen, mas não foi feliz, perdendo, inclusive, a segunda posição para seu companheiro de equipe.

Verstappen vence Sprint movimentada na Áustria 

A prova começou com uma largada abortada devido a um fotógrafo posicionado de forma perigosa na curva 1. No reinício, Verstappen manteve a liderança da sprint.

As tentativas de Norris para assumir a ponta começaram já na terceira volta. O piloto da McLaren conseguiu reduzir a distância para menos de 1 segundo, mantendo o DRS e pressionando o piloto da Red Bull. Na volta seguinte, Norris fez uma ultrapassagem ousada na curva 3, surpreendendo Verstappen. No entanto, o tricampeão não demorou a recuperar a liderança, aproveitando um momento de fragilidade do rival.

Enquanto isso, George Russell deixava as Ferraris para trás. À medida que a sprint avançava, o desgaste dos pneus começou a dificultar a perseguição de Piastri a Verstappen.

Na reta final, a disputa interna na McLaren esquentou. Oscar Piastri fechou a porta para Lando Norris, que tentava recuperar a posição perdida. O duelo persistiu até o fim, com o australiano conseguindo manter o companheiro de equipe atrás.

Com Verstappen cruzando a linha de chegada de forma tranquila após ter trabalho durante a Sprint, o tricampeão mundial aumentou um pouco mais a sua vantagem para Norris no campeonato de pilotos, seguido por Piastri e o garoto britânico.

A Mercedes novamente mostrou um ritmo de corrida abaixo de seus principais rivais, com George Russell ocupando a quarta colocação, seguido por Carlos Sainz, que ficou em quinto, e o seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que anotou a sexta posição na corrida curta. Charles Leclerc foi apenas o sétimo, com Sergio Perez fechando a zona de pontuação.

Confira o resultado final da Sprint Race na Áustria:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. George Russell (Mercedes)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. Lewis Hamilton (Mercedes)
  7. Charles Leclerc (Ferrari)
  8. Sergio Perez (Red Bull)
  9. Kevin Magnussen (Haas)
  10. Lance Stroll (Aston Martin)
  11. Esteban Ocon (Alpine)
  12. Pierre Gasly (Alpine)
  13. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  14. Nico Hulkenberg (Haas)
  15. Daniel Ricciardo (Racing Bulls)
  16. Fernando Alonso (Aston Martin)
  17. Logan Sargeant (Williams)
  18. Alex Albon (Williams)
  19. Valtteri Bottas (Kick Sauber)
  20. Zhou Guanyu (Kick Sauber)