Vitória e Botafogo, Copa do Brasil 2024
Futebol Copa do Brasil

Com Thiago Carpini, Vitória ensaia reação, mas não contém Botafogo em Salvador

Pela volta da terceira fase da Copa do Brasil, Vitória e Botafogo se encontraram na noite desta quarta-feira no Barradão, em Salvador. Os cariocas vinham de um triunfo no primeiro jogo, disputado no Nilton Santos há vinte dias, e conquistaram um novo resultado positivo diante dos baianos, consolidando assim uma vaga nas oitavas de final do torneio.

Na estreia de Thiago Carpini no comando do Vitória, o Leão da Barra buscou a reversão da vantagem mínima construída pelo Fogão no Rio de Janeiro, mas não evitou um novo revés diante do adversário, comandado pelo português Artur Jorge. Confira a seguir, um resumo do confronto.

Como foi Vitória e Botafogo?

O Vitória iniciou o jogo no ataque, porém, não tomou iniciativas claras para sair na frente do marcador, e viu o Botafogo propor melhores lances, até abrir o placar nos acréscimos com Luiz Henrique, aos 46 minutos. O atacante recebeu um cruzamento de Cuiabano pela esquerda e na sobra, manda para o fundo das redes do rubro-negro baiano.

A primeira etapa termina com os cariocas na frente, e com um duelo até o momento do gol, marcado por vários lances de reclamação e confusão entre atletas de Vitória e Botafogo. Antes do gol de Luiz Henrique, o volante Dudu e o treinador Artur Jorge se estranharam na beira do gramado, e paralisaram o confronto durante três minutos, após outros personagens de ambos os lados se envolverem na discussão.

O segundo tempo começa com o Botafogo administrando o placar construído e controlando o jogo, diferentemente do que apresentou nos primeiros 45 minutos de partida. O Vitória ameaça com Iury Castilho e Matheuzinho, porém, John se mostra atento e salva a equipe carioca de sofrer o empate nos 10 minutos iniciais da etapa final. Buscando a reação, Thiago Carpini faz as primeiras alterações no time da casa, mas o visitante se mostra ativo e propondo um bom ritmo para o duelo.

Aos 16 minutos, o Fogão chega ao segundo gol em novo lance com a presença de Cuiabano, que ao lançar para Savarino, vê o venezuelano encontrar Júnior Santos na área e deixar sozinha a defesa do Vitória. Dois a zero, e vantagem de três gols rumo às oitavas da Copa do Brasil. Com o placar favorável, Artur Jorge faz as primeiras mudanças no Botafogo, e vê o time aproveitar os espaços deixados pelo adversário após o segundo gol.

Os baianos ensaiam uma nova reação com uma substituição tripla, mexendo na defesa e no setor ofensivo, mas por pouco não sofrem o terceiro tento no Barradão. Após um susto com Júnior Santos aos 26, aos 32 minutos, em jogada iniciada pelo lado direito, Daniel Júnior deixa a defesa botafoguense falando sozinha e diminui para o Vitória, 2 a 1, e esperanças mínimas de buscar a reversão do resultado, que acaba se confirmando assim, e dando a vaga para os visitantes. Final, Vitória 1, Botafogo 2.

Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, o Botafogo aguarda o sorteio das oitavas de final a ser realizado em breve pela CBF, e enquanto não conhece seu adversário, volta suas atenções para a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, onde chega a última rodada brigando por uma das vagas nas oitavas de final da competição continental. A equipe vai à Colômbia na próxima terça-feira, e encara o Júnior Barranquila, às 19h (de Brasília). O Vitória se despede do mata-mata, e foca suas atenções no Campeonato Brasileiro, que retorna no final da próxima semana, e tem um confronto direto do rubro-negro baiano contra o Atlético-GO, buscando se afastar do Z-4.

Análise Final

Diante de seu torcedor, e sob o comando de um novo treinador, o Vitória buscou ensaiar uma reação frente à vantagem mínima trazida pelo Botafogo do Rio de Janeiro, porém, não encontrou o caminho do gol há tempo de se posicionar no confronto, e deixou a equipe carioca construir uma vantagem de dois a zero logo depois de uma série de lances misturando perdas, reclamações, e muita confusão. Luiz Henrique e Júnior Santos consolidam seu nome no time, e podem ser peças vitais para a equipe alvinegra seguir na briga pelo título da Copa do Brasil, e sobretudo, sonhando com o Brasileirão e a CONMEBOL Libertadores.

Vitória e Botafogo, CDB 2024
Vitória e Botafogo pela Copa do Brasil — Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Fogão após o primeiro gol seguiu com uma postura ofensiva, e levou o adversário a trabalhar com as armas que tinha para correr atrás do prejuízo, apesar de demonstrar submissão em alguns momentos do jogo. Artur Jorge mostrou seu cartão de visitas a Thiago Carpini, e depois de vencer a partida de ida, quando o rival ainda era comandado por Léo Condé, obteve uma grande apresentação e triunfo de seus comandados em Salvador. Uma vitória conquistada nos detalhes, e que por pouco, não tem um desfecho diferente do planejado pelo time carioca.

Foto: Vítor Silva/Botafogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *