Vitória vai ao Rio encarar o Vasco pelo Brasileirão
Futebol Brasileirão

Vitória vai ao Rio de Janeiro buscando manter invencibilidade de 14 anos contra o Vasco e primeiro triunfo no Brasileiro

Em busca de seu primeiro triunfo no Brasileirão, o Vitória parte para o Rio de Janeiro com um cenário favorável para si. Tendo um início negativo na competição, após ser promovido da Série B conquistando o título da temporada passada, o rubro-negro baiano encontra o Vasco em São Januário neste domingo, defendendo um tabu que perdura há 14 anos, desde o primeiro turno da Série A de 2010.

Nesse período, o Leão da Barra encarou o Vasco no Rio em cinco oportunidades, tendo vencido três e empatado duas. Na última partida, realizada pela Série B de 2021, o Vitória fez 3 a 0 no cruzmaltino em São Januário, casa que mais uma vez recebe o confronto entre cariocas e baianos, agora na primeira divisão.

Entre os escalados do time naquele duelo, disputado há três anos, o único remanescente do elenco é o goleiro Lucas Evangelista. O rubro-negro baiano comandado por Wagner Lopes foi a campo com Lucas Arcanjo, Raul Prata, Thalisson Kelven, Wallace e Roberto; João Pedro, Dudu, Fernando Neto e Marcinho; David e Fabinho.

A invencibilidade do Vitória contra o Vasco no Rio de Janeiro

Embora esteja invicto contra o Vasco no Rio há 14 anos, a sequência se inicia a partir dos últimos cinco encontros entre o cruzmaltino e o Vitória, contabilizados a partir de 2013, quando conquistou um triunfo em São Januário, com dois gols de Dinei. Na época, o resultado dava ao rubro-negro a liderança no Brasileirão na terceira rodada, ano no qual o time em quinto lugar, e o Vasco acabou rebaixado pela segunda vez em sua história.

Andre Vasco e Vitória
Vasco e Vitória pelo Brasileirão de 2013 — Foto: Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo
A sequência invicta do Vitória no RJ:
  • Vasco 1 x 2 Vitória – Série A de 2013, em São Januário
  • Vasco 1 x 1 Vitória – Terceira fase da Copa do Brasil de 2017, em São Januário
  • Vasco 1 x 1 Vitória – Série A de 2017, no Maracanã
  • Vasco 2 x 3 Vitória – Série A de 2018, em São Januário
  • Vasco 0 x 3 Vitória – Série B de 2021, em São Januário

Apesar do 3 a 0 de 2021 ser o mais memorável entre os torcedores do Vitória, e por ser o confronto mais recente, o duelo de 2018 é quem possui contextos semelhantes ao vivenciado pelo Leão da Barra nesse início de Brasileirão. Naquela edição, num encontro realizado pela quinta rodada, o Vitória venceu o Vasco por 3 a 2 em São Januário, e obteve seu primeiro triunfo no campeonato daquele ano, onde contou com gols de André Lima, Lucas Fernandes e Werley, marcando contra. Os donos da casa descontaram com Pikachu e Andrés Rios, e tiveram um pênalti defendido por Caíque.

No duelo deste domingo, válido pela sexta rodada do Brasileiro, e previsto para as 18h30, o rubro-negro baiano vem com um desafio de conquistar três pontos fora de casa, sua primeiro triunfo no campeonato, e manter o tabu em favor da equipe no Rio de Janeiro, porém, a equipe de Léo Condé encara um adversário direto contra o Z-4. O Vasco está em 17º lugar e abre a zona de rebaixamento com três pontos, seguido pelo próprio Vitória com apenas um ponto. A partida entre as equipes é mais do que nunca importante para se afastar da degola, e essencial para uma possível virada de chave na competição.

Foto: Divulgação/ECV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *