Carlos Alcaraz Wimbledon
Tenis Notícias Wimbledon

Wimbledon: confira como ficou a chave principal do torneio

Nesta sexta-feira (28), foi definida a chave principal de Wimbledon, que começa na próxima segunda-feira (1). Fechando a curta temporada de grama, o tradicional Grand Slam britânico será realizado nas próximas duas semanas, sendo o último torneio importante antes das Olimpíadas de Paris.

Os confrontos de primeira rodada foram definidos, assim como o caminho dos tenistas até a final. Retornando de lesão no joelho, Novak Djokovic “escapou” de enfrentar Carlos Alcaraz antes da final, já que o espanhol ficou na chave de Jannik Sinner, que fará o seu primeiro Slam como cabeça de cahve número 1. Finalista de Roland Garros, Alexander Zverev ficou no mesmo lado da chave do sérvio em Wimbledon.

A chave feminina, por sua vez, tem a campeã de Roland Garros Iga Swiatek tentando se provar na grama ficando no mesmo lado da chave de Elena Rybakina, campeã dde Wimbledon em 2022. Do outro lado, temos um confronto projetado nas semifinais entre Coco Gauff e Aryba Sabalenka, além da finalista de Roland Garros Jasmine Paolini.

Entre os brasileiros, teremos quatro tenistas nas duas chaves. No masculino, Thiago Seyboth Wild e Thiago Monteiro, que já tinham vaga garantida pelo ranking, ganham a companhia de Felipe Meligeni Alves, que se classificou via quali para a sua primeira chave principal em Wimbledon. No feminino, teremos Beatriz Haddad Maia, que tenta se recuperar da má fase que a assola nesta temporada.

Confira os principais confrontos da primeira rodada chave principal de Wimbledon:

Chave masculina

A primeira rodada se provou generosa para os principais favoritos da chave masculina. Em seu primeiro Slam como número 1 do mundo, Sinner vai estrear contra o alemão Yannick Hanfmann, que, após um 2023 forte, não vem fazendo um bom 2024. Do outro lado da chave, Djokovic vai encarar o tcheco Vit Kopriva, atual número 123 do mundo, que veio do quali.

Alcaraz, por sua vez, também terá pela frente um quali, já que enfrenta o estoniano Mark Lajal, que vai fazer a sua estreia em uma chave principal de Grand Slam. Zverev tem pela frente Roberto Carballes Baena, e é mais um favorito com uma primeira rodada acessível. Entre os principais cabeças de chave, Grigor Dimitrov é quem tem a parada mais dura, enfrentando o sérvio Laslo Djere.

Apesar dos jogos difíceis, os brasileiros parecem ter tido mais sorte em Wimbledon do que em Roland Garros. Wild tem uma partida contra o convidado britânico Paul Jubb na primeira rodada, e precisa tomar cuidado por conta do momento de Jubb, que vem de boa campanha em Mallorca, eliminando Thiago Monteiro no quali e Ben Shelton no seu caminho até as semifinais. Monteiro, por sua vez, encara o australiano Alexei Popyrin, enquanto Meligeni pega Borna Coric, que está em má fase neste ano.

Alguns confrontos interessantes da primeira rodada em Wimbledon envolvem Matteo Berrettini, ex-finalista do torneio, contra Marton Fucsovics, além de Nicolás jarry contra Denis Shapovalov, Gael Monfils contra Adrian Mannarino, Frances Tiafoe contra Matteo Arnaldi e Mariano Navone contra Lorenzo Sonego.

Chave feminina

Entre as mulheres, também teremos confrontos acessíveis para as principais favoritas. Número 1 do mundo e atual campeã de Roland Garros, Swiatek terá pela frente a estadunidense Sofia Kenin, que aos poucos está voltando à sua melhor forma. Enquanto isso, Gauff, em seu primeiro Slam como 2 do ranking, também encara uma compatriota em Caroline Dolehide.

Do mesmo lado da chave de Gauff, teremos o confronto entre Sabalenka e Emina Bektas, outra estadunidense na chave. Rybakina pega a romena vinda do quali Elena-Gabriela Ruse, enquanto a principal cabeça de chave a ter provlemas será Danielle Collins, que vai enfrentar Clara Tauson. Única brasileira na chave de Wimbledon, Bia Haddad tem pela frente a polonesa Magdalena Frech.

Entre os bons confrontos da chave feminina, teremos jogos entre Caroline Garcia e Anna Blinkova, Barbora Krejcikova e Veronika Kudermetova, Anastasia Pavlyuchenkova e Taylor Townsend, Ekaterina Alexandrova e Emma Raducanu e Paula Badosa e Karolina Muchova.