O treinador da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães concedeu entrevista ao ”CNN Esportes S/A” no último domingo (25). Durante a entrevista, Zé Roberto cita um atrito com Bernardinho (atual técnico da seleção masculina), que ocorreu após as Olimpíadas de 2004. Apesar disso, Zé também usa a entrevista para falar sobre a maneira que os dois se respeitam.
Apesar de atrito no passado, Zé Roberto afirma que o respeito prevalece
José Roberto Guimarães relembra o passado, ao falar sobre Bernardinho:
A gente jogou junto, a gente sempre teve um respeito muito grande pelo outro. Tivemos desavenças e tudo mais, faz parte da vida, mas a gente nunca deixou de se respeitar como pessoas e como profissionais.

A desavença referida por Zé Roberto, foi após as Olimpíadas de Atenas, em 2004. Na época, Zé disse sobre a influência de ‘maridos-técnicos’ na seleção feminina. Bernardinho era o treinador da seleção masculina de vôlei, e Fernanda Venturini era casada com o treinador. Venturini que foi levantadora, e capitã da seleção feminina de vôlei, em Atenas. Em 2014, Zé Roberto falou que se acertou com Bernardinho, antes das semifinais da Superliga, entre Campinas e Rio.
Zé Roberto ressalta currículo de Bernardinho
Durante a entrevista, Zé Roberto cita sucesso de Bernardinho durante a carreira:
São dois apaixonados que vem da mesma escola, né? A gente vem da escola Bebeto de Freitas, cada um pensa da sua forma o vôlei, mas são dois técnicos que têm o vôlei na alma. O Bernardo sempre fez grandes trabalhos com time e com seleção, sempre teve grandes resultados.
Os dois técnicos estiveram nas Olimpíadas de Paris, como treinadores das seleções feminina e masculina de vôlei. A seleção feminina e Zé Roberto, terminaram a competição com a medalha de bronze. Enquanto a seleção masculina e Bernardo, acabaram por cair nas quartas de final. Zé totaliza cinco medalhas olímpicas como treinador, sendo três de ouro. Bernardinho têm seis medalhas, sendo duas de ouro.
Zé Roberto afirma que se fosse dirigente, manteria Bernardinho na seleção
José Roberto Guimarães fala sobre o privilégio do vôlei brasileiro, de ter Bernardo Rezende, e diz que manteria o treinador na seleção masculina de vôlei:
É um privilégio pro vôlei e para o esporte brasileiro ter o Bernardo como treinador. É muito difícil, as pessoas às vezes falam: “Mas quanto tempo vocês vão ficar?”. Eu não sei responder. Eu acho que se eu fosse dirigente e o Bernardo estivesse à frente da seleção masculina, eu gostaria que ele continuasse.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ainda não comunicou se Bernardinho e Zé Roberto, seguirão em seus cargos nas seleções. Passado as Olimpíadas de Paris, um novo ciclo irá começar para as Olimpíadas de Los Angeles, que acontecerão em 2028.
FOTO: Divulgação/Getty Images