Zverev Australian Open
Tenis Australian Open Grand Slams

Zverev faz jogo quase impecável, vence Alcaraz e se classifica no Australian Open

Nesta quarta-feira (24), ocorreram os últimos jogos das quartas de finais do Australian Open, e o alemão Alexander Zverev não decepcionou. Contra Carlos Alcaraz, Zverev fez uma partida quase impecável, vencendo em quatro sets para avançar para mais uma semifinal de Grand Slam. Com parciais de 6/1, 6/3, 6/7 e 6/4, o alemão acabou com o sonho de seu rival de voltar ao posto de número 1 do mundo.

Zverev retorna a uma semifinal de Grand Slam pela primeira vez desde Roland Garros, no ano passado, quando ainda era cabeça de chave número 22 após retornar de lesão e perdeu para Casper Ruud. Agora, no posto de número 6 do mundo, o alemão vai desafiar Daniil Medvedev, que derrotou Hubert Hurkacz mais cedo para chegar em mais uma semifinal de Australian Open.

Alcaraz, por sua vez, termina a sua melhor campanha no Australian Open chegando às quartas de finais, mas deixa o torneio sem conseguir disputar o posto de número 1 do mundo. Ele ainda terá uma chance de encurtar a distância para Novak Djokovic no primeiro lugar se o sérvio não conseguir defender os pontos de campeão do ano passado. Djoko enfrenta Jannik Sinner na semifinal de sexta-feira.

Essa é a segunda vez que Zverev derrota Alcaraz em uma quartas de Slam, já que o alemão também saiu vitorioso em 2022, em Roland Garros. Esse foi o último jogo antes de sua grave lesão no tornozelo sofrida contra Rafael Nadal naquele ano. O último encontro entre os dois em Majors aconteceu no US Open do ano passado, com vitória de Alcaraz.

(Foto: Twitter Australian Open)

Firme, Zverev vence com autoridade

Desde o começo, era possível ver que Zverev estava em melhor forma. O alemão conseguiu se aproveitar de um Alcaraz muito errático, anotando uma quebra logo no primeiro game de saque do espanhol. Quase sem errar, Sascha fez uma primeira parcial impecável, conseguindo mais duas quebras para fechar o set com certa tranquilidade, cedendo apenas um game.

Alcaraz melhorou consideravelmente no segundo set, mas ainda estava longe do seu melhor tênis. Mesmo assim, começou a dar trabalho para Zverev, tendo dois break points que foram salvos pelo alemão. Depois disso, goi Zverev garantiu a primeira quebra da parcial, passando à frente. O espanhol voltou a errar bastante e sofrer com as bolas profundas de Sascha, sendo quebrado novamente pra fechar o set.

A tônica do jogo continuou no terceiro set. Enquanto Alcaraz tentava achar um jeito de quebrar a partida impecável de Zverev naquele momento, o alemão colocava bolas na quadra e se aproveitava dos vários erros cometidos pelo seu rival. Foi assim que ele conseguiu mais uma quebra, passando à frente no placar e encaminhando uma vitória que parecia simples.

Administrando o resultado, Zverev teve a chance de sacar para o jogo, mas Alcaraz elevou o seu nível e, no primeiro break point, conseguiu a quebra, deixando tudo igual novamente. A parcial foi para o tiebreak, onde, após sair atrás, Alcaraz venceu sete pontos seguidos para fechar o set e se manter vivo no confronto.

A vitória no terceiro set parece ter dado um ânimo novo para Alcaraz, que começou a ser muito mais agressivo em seus games de saque. No entanto, essa agressividade foi punida com uma quebra logo no primeiro game da parcial, que foi devolvida logo depois. Com os dois em alto nível, o quarto set foi o auge da partida, que parecia caminhar para um tiebreak até Zverev quebrar e ter novamente a chance de sacar para a semifinal.

Dessa vez, Zverev não deu chances para o azar, e, no primeiro match point do game, sacou muito bem para fechar o jogo e avançar para a semifinal. O alemão disparou menos winners, sendo 37 a 25 a favor de Alcaraz nesse quesito, mas também teve menos erros (52 a 38 para Alcaraz). Essa consistência, somada a um jogo bem abaixo de seu adversário, fizeram Sascha avançar com muita autoridade para os quatro melhores do Australian Open.

FT: Alexander Zverev 3-1 Carlos Alcaraz (6-1; 6-3; 6-7; 6-4)

Confira os confrontos das semifinais da chave masculina do Australian Open:

Jannik Sinner x Novak Djokovic
Alexander Zverev x Daniil Medvedev

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *