A Espanha ficou agitada após a comemoração de Vinicius Junior no gol que iniciou a vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre a Real Sociedad, pela La Liga. Dias após o triunfo do último sábado, o atacante brasileiro recebeu o respaldo do técnico Carlo Ancelotti. Durante a partida no estádio Anoeta, Vini Jr foi alvo de provocações e ofensas por parte da torcida adversária, e respondeu aos insultos com um gesto pedindo silêncio.
– É uma reação a uma ação muito feia. Acontece frequentemente com ele, insultos desde o começo e creio que ninguém consegue aguentar, nem eu. Ele botar mão na boca é bastante normal por tudo que está passando – declarou o treinador, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.
– O que aconteceu com Vini nesses últimos anos é algo que não se pode aguentar. Posso entender uma vaia ao adversário, mas um insulto quem pode aguentar? Não é normal. Tem que fixar-se menos na figura desse jovem e mais no que acontece nos estádios. Fazem isso com Vinicius porque ele é um perigo a nível esportivo e tentam tirá-lo da partida” — Carlo Ancelotti
Predrag Mijatovic, campeão mundial e da Champions League com o Real Madrid em 1998, criticou a comemoração de Vinicius Junior, questionando “por que ele precisa fazer isso?”.
Vini Jr e ofensas racistas
Nos últimos anos, Vini Jr tem enfrentado constantes provocações de torcedores rivais, incluindo episódios de injúrias raciais. O atacante já sugeriu que os jogadores do Real Madrid deveriam abandonar o campo em casos de racismo nos estádios.
Vini Jr também recorreu à Justiça espanhola para buscar punições contra casos de racismo direcionados a ele. Em junho, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão pelos ataques racistas ocorridos durante uma partida no Mestalla em maio de 2023, uma sentença inédita na Espanha.
Próximo compromisso do Real Madrid
Atualmente, o Real Madrid está na terceira posição do Campeonato Espanhol, com 11 pontos, atrás apenas do Barcelona (15) e do Atlético de Madrid (11). A equipe estreia na Champions League nesta terça-feira, enfrentando o Stuttgart no Santiago Bernabéu.