Automobilismo Fórmula 1

Ex-campeão da NASCAR quer fazer um teste na F1 pilotando uma McLaren

Kyle Larson está aberto a um potencial teste da McLaren F1 após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, depois de não ter realizado um no início deste ano.

Larson, campeão da NASCAR Cup de 2021, é considerado um dos melhores talentos naturais já vistos na categoria. Ele ainda se destacou quando afirmou corajosamente este ano que poderia vencer o campeão de fórmula 1, Max Verstappen, nas circunstâncias certas.

Isto atraiu críticas de algumas pessoas na Europa, já que nenhum piloto passou com sucesso da NASCAR para a F1, enquanto apenas Juan Pablo Montoya foi diretamente na direção oposta.

O CEO da McLaren, Zak Brown, está aberto a fazer um teste com Larson, no entanto, o americano de 32 anos não se qualifica atualmente para uma superlicença completa da FIA.

Larson acumulou 29 pontos em seu primeiro, sétimo e segundo lugares na competição da Copa desde 2021, mas como o híbrido de estrada/oval Charlotte – o roval – não é homologado pela FIA, a NASCAR Cup não conta para superlicença total de pontos.

No entanto, ele ainda poderá participar de uma sessão de testes, com o piloto da Hendrick Motorsports revelando que perdeu uma possível chance.

“Eu adoraria fazer isso e parece que, com sorte, conseguirei isso no futuro”, disse ele ao podcast Happy Hour com o ícone da NASCAR Kevin Harvick.

“Acho que foi uma opção este ano, tinha muita coisa acontecendo.”, seguiu.

“É algo que preciso planejar provavelmente com um ano de antecedência ou mais. Eu gostaria, mas, honestamente, prefiro fazê-lo em um daqueles acordos abertos de estilo de teste, como depois de Abu Dhabi, quando outros pilotos estão na trilha também.”, explicou.

“Acho que as trocas de pilotos são muito legais, mas você não tem uma barra. Você não tem uma medida de onde você se compara aos outros que o fazem.”, continuou.

“Seria divertido fazer isso com Oscar [Piastri] ou Lando [Norris] ou quem quer que seja, mas eu adoraria me juntar a outros 19 carros por aí e ver onde você está nas paradas de velocidade.”, revelou.

Larson fará um teste na F1?

Uma crítica aos comentários de Larson de que venceria Verstappen é que ele nunca dirigiu um monolugar em uma pista de F1, com sua única corrida de monoposto sendo as 500 Milhas de Indianápolis de 2024.

Ele deve tentar novamente na Indy no próximo ano com a McLaren, mas sobre a potencial ida para a F1 com a McLaren, Larson diz que espera mostrar a habilidade “única” dos pilotos ovais.

“Obviamente, não acho que seria o melhor, mas espero não ser o último”, acrescentou.

“Acho que isso mostraria o quão bons e únicos são os pilotos ovais americanos, ou se eu fosse realmente ruim, apenas mostraria o quão ruins nós somos.”, concluiu.