Em uma temporada marcada pela vigilância rigorosa contra comportamentos hostis de torcedores, uma torcida organizada do Atlético de Madrid está sob o foco das autoridades esportivas espanholas após causar a interrupção do clássico contra o Real Madrid por 20 minutos, ao lançar objetos no campo. O confronto, válido pela oitava rodada do Campeonato Espanhol, terminou empatado em 1 a 1 no Estádio Metropolitano.
Ainda não está claro quais punições o Atlético poderá receber de LaLiga devido ao comportamento agressivo do grupo conhecido como Frente Atlético, mas parece que a paciência da maioria da torcida com os ultras chegou ao limite, gerando até insatisfação com o próprio time.
De acordo com o jornal “Marca”, os jogadores do Atlético foram vaiados por grande parte dos torcedores no Estádio Metropolitano ao final da partida, especialmente quando se dirigiram ao setor onde estava a Frente Atlético para agradecer o apoio dos ultras.
O técnico Diego Simeone também criticou a atitude da Frente Atlético, mas adotou um tom mais conciliador, dividindo a responsabilidade pelo incidente com o goleiro Thibaut Courtois, do Real Madrid. Segundo Simeone, os objetos arremessados em campo foram uma reação dos torcedores às provocações do belga.
– Eles (torcedores) disseram que o goleiro rival os provocou. Isso não justifica a ação, mas seria justo punir também quem provoca – comentou o treinador argentino na coletiva de imprensa após o clássico.
Courtois e Atlético de Madrid
Courtois jogou pelo Atlético de Madrid entre 2011 e 2014, sendo um dos principais nomes nas conquistas da Liga Europa 2011/12, Supercopa da Uefa 2012, Copa do Rei 2012/13 e do Campeonato Espanhol 2013/14, além de ser vice-campeão da Liga dos Campeões no mesmo período. Contudo, ao decidir trocar o Chelsea pelo Real Madrid em 2018, o goleiro se tornou alvo de críticas e antipatia da torcida atleticana.
Esse sentimento negativo atingiu um ponto crítico durante o clássico, com objetos sendo arremessados em sua direção. Para Simeone, no entanto, os papéis de vilão e vítima não são tão claros nesse caso.
Simeone comenta sobre Courtois e torcida do Atlético:
– Não necessitamos dessa gente (os ultras) na torcida. Mas cuidado com os que se fazem de vítima. Todos veem quando Courtois provoca a torcida e ri – disse o técnico.