Figueiredo, Palmeiras
Futebol Brasileirão

Palmeiras: Figueiredo impressiona após um ano sem jogar e entra no radar de Abel: “Ele é absurdo”

Figueiredo participou da partida do time sub-20 do Palmeiras, que terminou em um empate de 1 a 1 contra o Coritiba, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Na manhã seguinte, ele se apresentou na Academia de Futebol para treinar com o elenco profissional.

Após quase um ano afastado dos gramados devido a duas lesões graves consecutivas, o meio-campista de 18 anos tem alternado entre a equipe de base e o time principal enquanto busca retomar seu ritmo de jogo. Ele tem chamado a atenção não apenas da comissão técnica liderada por Abel Ferreira, mas também dos jogadores mais experientes do elenco, que reconhecem seu talento e potencial.

– Não fiz a base no Palmeiras, mas a base que eu fiz não via estes fenômenos (risos). A água daqui é diferente (risos). E não só o Estêvão e o Endrick, que são grandes jogadores, mas o Vitinho (Vitor Reis), que está jogando, é um baita de um zagueiro. O Figueiredo que vai subir, treinou com a gente e é um absurdo – disse Raphael Veiga, em entrevista ao Boleiragem, do sportv.

Figueiredo e Palmeiras

Figueiredo, que está no Palmeiras desde a categoria sub-11, sempre foi considerado um dos grandes talentos das divisões de base do clube. No entanto, ele enfrentou um verdadeiro drama nos últimos dois anos: em 2022, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito; no ano seguinte, quando estava prestes a retornar aos campos, enfrentou o mesmo problema no joelho esquerdo.

Na primeira lesão, ele ficou afastado por nove meses. Já na segunda, perdeu quase um ano inteiro sem poder atuar. Essa lesão ocorreu em 15 de outubro de 2023, e seu retorno aos gramados aconteceu em 12 de outubro de 2024, durante uma partida pelo time sub-20.

Antes de sua recuperação, Figueiredo já havia sido convocado por Abel Ferreira para dois jogos: contra Vasco e Atlético-MG, mas não chegou a entrar em campo em nenhuma das ocasiões.

O desempenho de Figueiredo nos treinos chamou a atenção da comissão técnica portuguesa. Durante o processo de recuperação, ele participou de uma atividade na Academia e acabou sendo mantido no elenco devido à qualidade que demonstrou em seus treinamentos.

– Está sendo muito boa essa experiência de treinar, é sonho de qualquer atleta treinar, quem dera jogar, quem sabe um dia jogar, então está sendo muito bom pegar essa experiência com eles, estou aprendendo a cada dia que passa e quem sabe pinta uma oportunidade para mim no time de cima – resumiu o atleta.

O objetivo sempre foi reintegrar Figueiredo ao time sub-20 para que ele pudesse recuperar o ritmo de jogo, especialmente após duas temporadas marcadas por lesões graves.

Neste mês, ele participou de quatro partidas pela equipe de base, incluindo os clássicos contra o Corinthians nas quartas de final do Campeonato Paulista e os confrontos contra o Coritiba pela Copa do Brasil. Em todas essas ocasiões, Figueiredo entrou como substituto, mostrando que está gradualmente voltando a encontrar seu melhor futebol.

– Ele voltou a treinar, parece que quem estava machucado eram os outros 30. Ele tem muita técnica, liderança, a leitura de jogo é absurda. Ele é ambidestro, qualidade de passe… Abel viu e fez: não, fica aqui – contou João Paulo Sampaio, coordenador da base do Palmeiras.

Mesmo após a segunda lesão de joelho, Figueiredo acertou renovação com o Palmeiras, até setembro de 2026. A negociação foi uma forma de o clube mostrar que confia no potencial do jovem, mesmo com os problemas médicos. Sua multa é de 60 milhões de euros (R$ 369 milhões).