Nesta sexta-feira (17), a CBT convocou as tenistas que estarão nos playoffs da BJK Cup. Nos dias 15 e 16 de novembro, o Time Brasil enfrenta a Austrália, que jogam em casa, e Portugal. O capitão Luiz Penize fez mudanças na equipe, que não conta com Bia Haddad, principal nome do simples nacional.
Carol Meligeni também não foi convocada e ainda não houve uma confirmação oficial do porquê. No entanto, acredita-se que a tenista, assim como Bia, pediu dispensa. Com isso, há uma mistura de experiência com novatas na lista:
- Laura Pigossi;
- Ana Candiotto;
- Naná Silva;
- Luisa Stefani;
- Ingrid Martins.

Time Brasil surpreende
Comumente a raquete 1 do Time Brasil, Bia Haddad decidiu dar uma pausa e só volta a jogar em 2026. Isso já faz com que tenha uma vaga sobrando na equipe e a escolha foi por duas jovens tenistas. Apesar de algo assim ser desejado por muito, não era realmente esperado que fosse ocorrer.
Laura Pigossi, atual 200ª do ranking da WTA e n.º 2 do Brasil, e as duplistas não causam surpresa. Luisa Stefani e Ingrid Martins, 22º e 67º do ranking de duplas, são as duas melhores no momentos ao tirar Bia da equação. Mas Ana Candiotto é a 461ª e Naná Silva é a 772ª no simples, além de só terem 21 e 15 anos, respectivamente.
Ambas chamaram a atenção durante o SP Open, conquistando bons resultados e mostra que o Time Brasil já pensa no futuro do nosso tênis. Candiotto é a raquete 2 e, obrigatoriamente, irá entrar em quadra. A tenista já esteve com o grupo antes, em abril desse ano, no entanto, não chegou a disputar nenhuma partida.
Não está confirmado, e só será perto das partidas, mas também há expectativa que Naná faça ao menos um jogo. Essa é a primeira vez da jovem sendo convocada e pode ser uma ótima experiência para a tenista.
Também houve mudança nas duplas, com a convocação de Ingrid Martins. Contudo, não surpreendeu, já que está sem Bia e a finalista de SP Open é a atual n.º 3 do país na categoria.

Disputa nos playoffs da BJK Cup
Na Austrália, o Time Brasil enfrenta as tenistas da casa e as portuguesas. Todos os jogos serão no Domain Tennis Centre, quadra dura aberta, em Hobart. Com três países em cada grupo, apenas um se classifica e, os que perderem, irão para o regional de 2026.
Os confrontos serão:
- Austrália x Portugal – 14 de novembro;
- Brasil x Portugal – 15 de novembro;
- Brasil x Austrália – 16 de novembro.
Assim, as brasileiras entram em quadra no último dia já sabendo o que precisam fazer para avançar. Cada dia haverá dois jogos de simples e uma de duplas, com todos sendo de três sets. Em caso de empate de vitórias ao fim, a quantidade de sets perdidos pode ser o fator decisivo.
O Time Austrália irá para a disputa com:
- Maya Joint;
- Kimberly Birrell;
- Priscilla Hon;
- Storm Hunter;
- Ellen Perez;
- Capitã: Nicole Pratt.
Já o Time Portugal terá as tenistas:
- Matilde Jorge;
- Francisca Jorge;
- Angelina Voloshchuk;
- Ines Murta;
- Capitã: Neuza Silva.
Foto: Fotojump/SP Open