Alexander Zverev Madrid Open 2026
Tenis Outros Torneios

Alexander Zverev encerra ótima campanha de Alexander Blockx no Madrid Open e está na final

Na segunda semifinal do dia no Madrid Open, Alexander Zverev confirmou seu favoritismo e derrotou Alexander Blockx. O jovem belga vinha de excelente campanha na Espanha, mas não conseguiu passar pelo top 3 da ATP. A derrota foi 2 a 0, 6/2 e 7/5 e o alemão irá enfrentar Jannik Sinner na final.

Alexander Blockx x Alexander Zverev

Grande favorito para o jogo, Alexander Zverev está na final do Madrid Open. A partida contra o xará belga acabou de forma rápida, apesar de uma certa dificuldade no segundo set. No primeiro, o alemão foi dominante e não deu espaços para o jovem tenista. Por outro lado, viu o adversário crescer e ganhar confiança na segunda parcial.

Mesmo assim, Blockx não conseguiu impedir a quebra, que veio em momento decisivo. O 69º sofreu com seu serviço no início e teve melhora após ficar atrás. Só que não foi o suficiente para chegar à sua primeira final de um Masters 1000. A campanha no Madrid Open, no entanto, é muito positiva, entrando no top 40 do ranking da ATP pela primeira vez.

Já Zverev está em sua 13ª final de Masters 1000, a quarta em Madrid. Com dois títulos no torneio, em 2018 e 2021, perdeu em 2022 para Carlos Alcaraz. Em busca da 25ª conquista no circuito principal, não entra em quadra como o favorito, já que enfrenta Sinner neste domingo (3).

Alexander Zverev se luce en Madrid: firma su cuarta final y va por Sinner  por el título | ATP Tour | Tennis
Alexander Zverev está em sua quarta final no Madrid Open e busca o terceiro título. Foto: Getty Images

Alexander Zverev dominou o primeiro set

Já no início, Alexander Zverev mostrou por que era o favorito para a partida. Começando o jogo muito bem, conquistou a quebra no primeiro game no primeiro break point conquistado. Ao sacar, confirmou a vantagem e ficou na frente do placar.

Do outro lado da quadra, Alexander Blockx enfrentou sua primeira semifinal de um Master 1000 e teve problemas. Apesar da alta qualidade que apresentou nos últimos confrontos, não conseguiu seguir dessa forma nesta sexta-feira (1). Após ser quebrado logo no início, confirmou o terceiro game, mas sofreu nova quebra no quinto.

Ficando 30-40 atrás, até salvou um break point, só que Zverev buscou a vantagem e a quebra após o deuce. Ao sacar mais uma vez, o belga teve mais dificuldade. Sem poder ser quebrado de novo ou iria perder o set, precisou se segurar após enfrentar três set points.

Entretanto, quando o top 3 foi sacar no oitavo game, abriu 15-40 e fechou a parcial.

Madrid Open
Blockx passou por quatro cabeças de chave no Madrid Open, mas parou em Alexander Zverev. Foto: REUTERS/Violeta Santos Moura

Blockx tentou reação no segundo set

Indo para o segundo set, Alexander Blockx buscou uma reação e teve melhora significativa em quadra. Sacando no primeiro game, ainda ficou 15-40 atrás. No entanto, venceu todos os pontos seguintes, virando e confirmando o serviço. No terceiro game, salvou mais um bp, impedindo uma quebra já no início.

Do outro lado, Zverev passava pelos games de serviço com tranquilidade. Três foram fechados de zero, cedendo apenas três pontos ao somar todos. Na devolução, o alemão pressionava o adversário, mas não conseguia aproveitar as oportunidades que apareciam. Ao todo, foram sete break points salvos pelo belga.

Até que, no 11º game, o jovem tenista não conseguiu mais. Após abrir 40-0, Blockx perdeu as três chances que teve para fechar o game. Em uma ótima reação, Alexander Zverev ganhou todos os próximos pontos e, finalmente, conquistou a quebra na segunda parcial. Sacando para a vitória, garantiu a vaga na final com tranquilidade.

Foto: Divulgação/Mutua Madrid Open