Nesta quinta-feira (22), o Flamengo recebeu o Estudiantes pelo segundo jogo da semifinal da Copa Libertadores. Após empate sem gols na ida, o clube da Argentina, que ficou quase o segundo tempo todo com um a menos, se classificou. Arrascaeta e Léo Pereira foram os únicos a acertarem suas cobranças nos pênaltis, com Muslera salvando três chutes.
O primeiro tempo não foi de grandes emoções, mas os visitantes tiveram as melhores chances de abrir o placar. Rossi foi um dos responsáveis por manter o empate, com três defesas feitas antes do intervalo. Por outro lado, o Rubro-Negro tentava controlar as ações pela posse de bola, só que não levava muito perigo para a defesa argentina.
Logo no início da segunda etapa, o Pincha ficou com um a menos. Contudo, mesmo com a vantagem em campo, o Fla não tinha sucesso no ataque. Muslera quase não foi cobrado, só que fez uma grande defesa nos últimos minutos. Com o empate, veio o empate e o Estudiantes se classificou nos pênaltis.
Flamengo x Estudiantes
O primeiro chute da partida veio dos Estudiantes, com Santiago Núñez arriscando de fora da área e parando em defesa de Rossi. Mas a melhor chance da equipe argentina veio aos 15 minutos. Em escanteio, Leandro Pírez cabeceou e Marcos Rojo fez leve desvio. O goleiro do Flamengo conseguiu fazer a defesa, impedindo gol dos visitantes ainda no começo.
Pouco depois, o León ainda acertou a trave, com uma finalização de Baltasar Rodríguez, com Rossi fazendo o desvio antes. Foi a partir de então que o Rubro-Negro começou a ter mais posse de bola e dominar o ritmo do confronto. O clube brasileiro foi parado, muitas vezes, com faltas, dificultando a chegada ao ataque.
Mesmo assim, algumas chances ainda foram criadas. Em um dos lances, Carrascal levantou para Pedro dentro da área, que dominou e ajeitou para Emerson Royal. O lateral bateu, mas foi cortado na pequena área. Minutos depois, o camisa 9 voltou a receber na área e fez o giro, chutando cruzado. Carrascal não conseguiu alcançar a bola para desviar para as redes.
Nos primeiros minutos do segundo tempo, veio a expulsão de Rodríguez. O meia já tinha amarelo por conta de uma falta antes do intervalo e foi pego puxando a camisa de Samuel Lino. Recebendo o segundo amarelo, o jogador foi expulso, deixando o Estudiantes em grande desvantagem dentro do Maracanã.
Em desvantagem, os Pincharratas já não conseguiram fazer mais nada em campo. Precisando segurar o placar sem gols para levar aos pênaltis, a equipe fazia o que conseguia na defesa. Do lado flamenguista, havia a tentativa de impor pressão. Entretanto, a situação do Fla não mudou muito e continuava não sendo efetivo no ataque.
A melhor oportunidade veio já no fim, com Fernando Muslera aparecendo de verdade pela primeira vez. Gustavo Plata, que havia acabado de entrar, recebeu bola levantada e bateu cara a cara com o goleiro. O camisa 1 fez a defesa, mantendo o empate até o fim do confronto e forçando os pênaltis.
Estudiantes vence nos pênaltis
Arrascaeta foi o primeiro a bater o pênalti, mas viu Jorginho e Lucas Paquetá perderem na sequência. Do lado do Estudiantes, Edwuin Cetré desperdiçou sua batida, só que foi o único. Jose Sosa, Eros Mancuso e Tiago Palacios colocaram a bola na rede. Por fim, Bruno Henrique precisava acertar para forçar a quinta cobrança dos argentinos e parou na terceira defesa de Muslera.
Com a vitória sobre o Flamengo, a equipe argentina irá enfrentar o Palmeiras na final da Libertadores. O clube está em busca de seu quinto título na competição.
Foto: Divulgação/CONMEBOL Libertadores



