Arsenal x Bayern
Futebol UEFA Champions League

Arsenal e Bayern ficam no empate em Londres após jogo agitado

Nesta terça-feira (9), Arsenal e Bayern empataram em 2 a 2 no Emirates Stadium, em Londres, em partida válida pela primeira perna das quartas de final da UEFA Champions League. Em um jogo muito aberto, onde ambas as equipes tiveram chances para vencer, eles vão para Munique com tudo igual. Bukayo Saka e Leandro Trossard fizeram para os Gunners, enquanto Serge Gnabry e Harry Kane marcaram para os bávaros.

Mostrando ser a equipe mais organizada em campo, o Arsenal chegou com um estigma de não conseguir vencer o Bayern desde 2015, além de ter sofrido cinco gols nos últimos três jogos entre eles. Apesar de não ter conseguido vencer, os Gunners deram sinais encorajadores para a sua torcida, dominando seus rivais em boa parte do jogo e até merecendo a vitória.

O Bayern, por sua vez, tentava se recuperar após sofrer duas derrotas seguidas na Bundesliga, se afundando em uma pequena crise que não deve ser solucionada com o título alemão. Mesmo com um bom jogo ofensivo, a equipe ainda se mostra muito dependente das jogadas individuais de seus principais jogadores, e hoje foi assim novamente, já que a saída de Leroy Sané foi muito sentida durante a partida.

Bayern vira em primeiro tempo agitado

Arsenal x Bayern
(Foto: Twitter FC Bayern)

O começo do primeiro tempo foi totalmente dominado pelo Arsenal, que sufocava a saída de bola do Bayern e não dava muitas chances para os seus rivais. Com vários erros de passes, os bávaros rapidamente saíram atrás, já que, em um desses erros, Ben White achou Saka, que finalizou com estilo de perna esquerda, vencendo Manuel Neuer para abrir o placar para os Gunners.

Depois de conseguir resistir à pressão inicial do Arsenal, o Bayern começou a achar alguns espaços para sair jogando, principalmente pelo lado direito, onde jogava Leroy Sané. Principal expoente ofensivo da equipe, ele achou um bom passe para Leon Goretzka aos 18 minutos, e o meia alemão enfiou uma bela bola para Gnabry, que tocou na saída de David Raya e deixou tudo igual.

Apesar de continuar tendo o domínio do meio de campo na metade final do primeiro tempo, o Arsenal não tinha respostas para Sané, e o ex-jogador do Manchester City decidiu novamente. Após boa jogada individual, William Saliba o derrubou na área, sendo marcado o pênalti. Kane cobrou com categoria, tirou Raya do lance e virou para os bávaros, mandando a partida para o intervalo em 2 a 1 para os visitantes.

Mudanças de Arteta fazem diferença e Arsenal empata

Arsenal x Bayern
(Foto: Twitter Arsenal)

Tentando fazer o Arsenal ficar mais ofensivo no segundo tempo, o técnico Mikel Arteta trouxe Oleksandr Zinchenko para o jogo, formando uma linha de três zagueiros e dando mais liberdade para os seus alas. A equipe ficou ainda mais ofensiva quando o treinador espanhol sacou Jorginho e Gabriel Martinelli para colocar Trossard e Gabriel Jesus. Enquanto isso, Thomas Tuchel tirou Sané, perdendo o seu principal nome na partida.

O Arsenal voltou a sufocar o Bayern dentro de seu próprio campo, principalmente fazendo uma pressão efetiva com os seus quatro atacantes. De tanto sufoco, os Gunners finalmente conseguiram marcar o segundo, já que, após boa jogada individual de Gabriel Jesus, ele achou Trossard na marca do pênalti, e o belga finalizou com precisão, no canto de Neuer, para deixar tudo igual.

As mudanças de Tuchel, que tirou os seus dois pontas, surtiram um efeito ruim no Bayern, que não conseguiu atacar nos minutos finais. Mesmo assim, eles chegaram perto do empate quando Kingsley Coman recebeu na área e chutou entre as pernas de Raya, acertando o pé da trave.

Indo para os acréscimos, ainda deu tempo para uma jogada polêmica, quando Saka colidiu com Neuer na área e o árbitro entendeu que o ponta britânico forçou o contato com o goleiro, não marcando o pênalti, para a revolta dos torcedores e jogadores do Arsenal, que viram o jogo acabar empatado.

FT: Arsenal 2-2 Bayern

Análise final

Com dois técnicos que já se conhecem e gostam de propor um estilo de jogo ofensivo, Arsenal e Bayern não decepcionaram, fazendo uma partida muito aberta e interessante. Apesar de o estigma de não conseguir ganhar dos bávaros continuar para os Gunners, o jogo mostrou um time muito coletivo e organizado contra outro que ainda depende da genialidade individual de seus jogadores, e não é nenhum absurdo afirmar que o Arsenal é favorito apesar de decidir fora de casa.

A segunda perna acontece na próxima terça-feira (16), na Allianz Arena, em Munique. Antes disso, porém, os dois têm compromissos pelas suas ligas nacionais, com o Bayern enfrentando o Koln em casa, enquanto o Arsenal também joga em seus domínios contra o Aston Villa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *