Arsenal
Futebol UEFA Champions League

Opinião – Apesar do momento, Arsenal precisa se provar na Champions League

Brigando pelo título da Premier League ao lado de Liverpool e Manchester City, o Arsenal é um dos destaques do futebol internacional em 2024. Diferente da temporada passada, quando liderou a competição durante várias rodadas, mas acabou caindo na reta final, os Gunners começaram a crescer na Premier League nos últimos meses, se tornando um dos favoritos para terminar a temporada 2023-24 com o título do futebol inglês.

Porém, todo esse momento positivo da equipe ainda não refletiu em seu desempenho na Champions League. Atualmente, o Arsenal precisa reverter, em sua casa, um placar de um a zero conquistado pelo Porto no primeiro confronto entre as duas equipes nas oitavas de final da competição, em Portugal.

O resultado acabou pegando muitos de surpresa; além disso, a forma como o time português conseguiu parar os principais jogadores do Arsenal, como Bukayo Saka, Martin Odegaard e Gabriel Martinelli, também acabou se destacando. Outro ponto inutilizado no modo de jogar dos britânicos foram os escanteio. A equipe é conhecida pela sua letalidade em bolas paradas, mas os 10 escanteios que teve a seu favor não foram transformados em gols.

O desempenho negativo dos Gunners ganhou mais destaque do que a própria vitória do Porto, que contou uma grande finalização do brasileiro Galeno para confirmar o resultado positivo. O fato de um time conhecido por sua força no ataque não conseguir nenhuma finalização em direção ao gol foi apenas mais um sintoma da péssima atuação do Arsenal naquele dia 21 de fevereiro.

E falando em fevereiro, esse mês foi o grande momento dos Gunners em toda a temporada. Nesse momento a equipe venceu seis das sete partidas em que teve, marcando um total de 25 gols. Porém, apesar de tudo isso, as seis vitórias foram na Premier League, enquanto a derrota aconteceu na Champions League. Algo acontece com a equipe durante a competição.

Jogadores do Arsenal logo após a derrota para o Porto na primeira partida das oitavas de final entre as duas equipes (Foto: MIGUEL RIOPA / AFP)
Jogadores do Arsenal logo após a derrota para o Porto na primeira partida das oitavas de final entre as duas equipes (Foto: MIGUEL RIOPA / AFP)

Histórico

O Arsenal passou muitas temporadas longe da Champions League, e durante esse tempo, o time londrino teve muitas mudanças em seu elenco, na comissão técnica e em posições importantes na diretoria. Com várias contratações pensando no futuro, e com o desenvolvimento de talentos criados em sua própria base, aos poucos o Arsenal passou a crescer no futebol inglês, muito por conta da chegada de Mikel Arteta.

Com paciência, aos poucos os Gunners voltaram a ser influentes em seu próprio país, e o vice-campeonato em 2022-23 foi a prova disso. Agora, ainda com nomes jovens em seu elenco, porém mais preparados, o Arsenal retornou a UEFA Champions League, mas ainda precisa mostrar para o que veio.

Champions League 2023-24

Até então na competição, o Arsenal passou na fase de grupos na primeira colocação; porém, apesar das quatro vitórias em seis jogos, a equipe não convenceu. Os primeiros questionamentos se a equipe iria longe na competição começaram após a derrota para o Lens, a única do time durante a fase de grupos.

Arsenal x Porto

Nessa semana o Arsenal terá a chance de rever o placar e garantir a sua vaga na próxima, confirmando assim o seu momento artilheiro, além de se incluir dentro do seleto grupo de favoritos ao título. Ou o Porto surpreenderá novamente, agora na Inglaterra, ao parar um dos mais fortes ataques em atividade na Europa; com isso, conquistando a atenção de todos no decorrer do restante da competição.

O jogo de volta entre as duas equipes acontecerá na terça-feira, 12, no Emirates Stadium. A vantagem está a favor do Porto, enquanto o Arsenal precisará marcar dois gols para garantir sua classificação ainda no tempo regulamentar.

(Foto: Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *