Porto
Futebol UEFA Champions League

Com ‘pintura’ brasileira nos acréscimos, Porto anula o Arsenal e garante vitória em Portugal

Nesta quarta-feira, 21, Arsenal e Porto se enfrentaram no jogo de ida das oitavas de final da Champions League.

O Porto não conseguiu marcar gols, mesmo tendo as principais chances de gol na partida. Porém, o grande ponto do time português no confronto foi o fato de ter parado, quase por completo, o forte ataque do Arsenal. Com muita posse de bola, os Gunners não fizeram nada no ataque, sempre tendo problemas para passar pela forte marcação do Porto.

O sistema defensivo dos donos da casa fez a sua parte, anulando Gabriel Martinelli e Bukayo Saka – ambos não conseguiram participaram efetivamente do jogo. E isso refletiu nas finalizações do Arsenal ao final da partida: zero.

Do outro lado, o Porto foi mais perigoso, principalmente no primeiro tempo. O luso-brasileiro Galeno desperdiçou a principal chance da partida ainda na primeira etapa, quando carimbou o travessão do goleiro Raya. Além disso, o ataque português também não fez muito, mas chegou a assustar em alguns momentos ao forçar em cima de Kwior, com o brasileiro Pepê.

O Arsenal, nos minutos finais do segundo, tentou mostrar a sua superioridade, porém voltou a encontrar os mesmos problemas. E o Porto, com vários jogadores muito desgastados fisicamente, parecia não ter forças para tentar contra-ataques, algo que fez em grande parte do duelo.

Os Gunners, porém, cometeram um erro fatal nos momentos finais da partida, e o Porto soube aproveitar. O jogo já parecia decidido, e então Galeno finalizou a ótima atuação dos portugueses ao marcar uma “pintura” no final dos acréscimos. Enquanto isso, o Arsenal terminou o duelo sem chutar em direção ao gol de Diogo Costa.

Outro ponto a ser destacado foi a arbitragem. Os portugueses aproveitaram bastante do modo físico de marcar do Arsenal, e vários jogadores do Dragão caiam no chão sempre que podiam, ganhando faltas a seu favor. E isso resultou em diversos cartões amarelos para o meio-campo inglês, ainda no primeiro tempo, o que dificultou no decorrer da partida.

Porto contra o Arsenal, pelas oitavas de final da Champions League (Foto: Ivan del Vale/Global Imagens)
Porto contra o Arsenal, pelas oitavas de final da Champions League (Foto: Ivan del Vale/Global Imagens)

O jogo

Os primeiros minutos do confronto foram marcados por muitos erros dos dois lados. No quesito posse de bola, o Arsenal saiu na frente, mesmo assim não conseguiu criar muitas chances nos primeiros 15 minutos de partida, assim como o Porto. Os portugueses, com a bola em alguns momentos, não tiveram muitas chances para criar, por conta da forte marcação dos Gunners.

Porém, aos 20’, o Porto teve a chance perfeita para abrir o placar. A bola foi cruzada, e Galeno, próximo a pequena área, se antecipou à marcação e finalizou com muita força, mas o luso-brasileiro carimbou em cheio o travessão; no rebote, o camisa 13 tentou novamente, agora chutando para fora.

Achando mais espaços no ataque, o Porto voltou a assustar o Arsenal. Aos 39’, Gabriel Martinelli perdeu a posse de bola, e Evanilson dominou na grande área e finalizou rasteiro, parando em Raya.

O Arsenal voltou do intervalo mantendo a posse de bola, porém voltou a enfrentar dificuldades em criar no ataque. Já o Porto se contentava em não ter a posse, focado bastante e criar rápidos contra-ataques.

O segundo tempo foi bem menos jogado que o primeiro, com o Arsenal tentando pressionar nos minutos finais e com o Porto se “cansando” na reta final. Com determinação, os donos da casa abriram o placar nos acréscimos.

Aos 93’, o Arsenal falhou em uma tentativa de contra-atacar, e Galeno recebeu com bastante espaço. O luso-brasileiro avançou, cortou para o meio e finalizou de fora da área, com perfeição, sem chances para Raya.

Fim de jogo: Porto 1 x 0 Arsenal

Agora, as duas equipes volta a se encontrar no jogo de volta, na Inglaterra, no dia 12 de março.

(Foto: A Bola)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *