Audi Fórmula 1
Automobilismo Fórmula 1

Audi finaliza compra da Sauber e confirma entrada na F1 em 2026

Acabaram-se os rumores sobre uma hipotética desistência da Audi de entrar na Fórmula 1 em 2026. A montadora alemã confirmou a compra de 100% das ações da Sauber, que terá uma temporada de despedida em 2025 após 32 anos na categoria. A Audi já tinha uma parcela das ações do time suíço, e agora confirmou a compra da totalidade delas.

De acordo com a Motorsport-Total, braço direito do Motorsport.com na Alemanha, a marca das quatro argolas finalizou o processo de compra das ações do time de Hinwil, que estreou na Fórmula 1 em 1993, e teve o seu ápice quando estava sob o comando da BMW, quando Robert Kubica conquistou a vitória no GP do Canadá de 2008, chegando a liderar o campeonato.

Em 2022, a Audi confirmou sua entrada na Fórmula 1 com uma equipe própria. Porém, o processo de aquisição da Sauber começou no ano passado, quando a montadora alemã adquiriu 25% das ações do sueco Finn Rausing, sueco que havia se tornado um dos donos da Sauber em 2016, época em que seu compatriota Marcus Ericsson era titular da equipe. Segundo o Bild, até então, a Audi era dona de 75% das ações da Sauber.

No entanto, o time de Peter Sauber vai poder se despedir da Fórmula 1 nas pistas do mundo em 2025. Ainda não se sabe quem vai pilotar para a equipe suíça na próxima temporada, já que o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Guanyu Zhou termina ao fim de 2024. Pensando na entrada da Audi, nomes como o do espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, e até do tetracampeão mundial Sebastian Vettel já foram especulados.

A Audi e as mudanças na Fórmula 1 em 2026

A chegada da Audi em 2026 é apenas uma de várias mudanças que a Fórmula 1 vai passar com a chegada das novas regulamentações dos carros. O Grupo VW será, além de uma equipe, um fornecedor de motores, assim como a Ford, que retorna para a categoria com a Red Bull. Esperava-se que a Andretti Global também estivesse nessas mudanças, mas a FOM rejeitou a entrada dos estadunidenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *