Ucrânia Bélgica
Futebol Eurocopa

Bélgica empata com Ucrânia e conquista vaga na próxima fase da Euro

A Bélgica e a Ucrânia protagonizaram mais um empate sem gols na Eurocopa, que acabou sendo melhor para os belgas, do que para os ucranianos. Nesta quarta-feira (26), a última rodada terminou com dois empates, sendo entre as equipes em Stuttgart e o 1 a 1 entre Romênia contra Eslováquia.

As oportunidades pareceram, só faltou a conclusão ser ideal para algum gol ser feito neste embate. Do Grupo F, apenas os ucranianos foram eliminados, contando com um empate quadruplo entre as seleções, sendo decidido pelo saldo de gol, onde a Ucrânia sofreu a sua derrota por 3 a 0 diante da Romênia.

Bélgica começa bem, mas Ucrânia cresce

A partida entre Bélgica e Ucrânia teve início com uma pressão maior dos belgas, atuando com mais jogadores pelo lado direito, enquanto davam espaço para Jeremy Doku trabalhar individualmente no oposto. Com Kevin De Bruyne flutuando bem entre os zagueiros, buscava encontrar Romelu Lukaku ou até Trossard em boas posições, algo que só fez o adversário se adaptar mesmo.

Depois dos erros se tornarem comuns, tanto na criação quanto na finalização das jogadas, os ucranianos começaram a se sentir mais a vontade na partida e cresceram no duelo. Shaparenko e Sudakov estavam sendo essenciais no meio de campo, fazendo o time jogar e rodando a bola para todos os jogadores em campo.

A medida que o tempo passava, cada vez mais próximos do gol estavam eles, seja com Yaremchuk cara a cara com o Casteels, ou até Dovbyk. Para um time sem tanta experiência, é normal imaginar que desperdiçariam algumas oportunidades, mas com certeza, sentirão falta delas no futuro, porque o futebol é claro, “se você não faz, tem quem faça”.

Apesar desse ditado fazer sentido, o primeiro tempo terminou empatado, com um futebol mais interessante por parte da Ucrânia, que tomou algumas decisões erradas, porém, estiveram mais próximos de abrir o placar do que a Bélgica, nesses primeiros 45 minutos.

Segundo tempo idêntico ao primeiro

Os belgas até iniciaram a segunda etapa com mais força dentro do campo, após terem perdido essa vontade na primeira parcial. Depois de saber dos resultados do confronto entre Eslováquia e Romênia, pode ter dado um fôlego a mais para os atletas, que voltaram ao ataque. O problema de entrar dentro da área estava se resolvendo com as tentativas, principalmente pelo fato da Ucrânia ter se recuado toda.

Mesmo sem colocar Trubin para trabalhar, a Bélgica estava melhor, trocando passes e criando oportunidades perigosas. Entretanto, o mais importante estava faltando ainda, o gol. Novas oportunidades apareceram com Ferreira Carrasco e com Doku, porém, Trubin foi capaz de impedir que o tento acontecesse e manteve o empate na partida.

Assim como na primeira etapa, a Ucrânia resolveu aparecer na reta final, pelo simples fato de todos ficarem felizes com o empate, menos os ucranianos. Num grupo em que todos venceram um jogo na fase de grupos, o time de azul e amarelo acabou sofrendo um 3 a 0 na estreia, algo que deixa eles abaixo dos demais.

Com Dovbyk tentando de tudo, mas falhando em todas as oportunidades que criava, a situação da Ucrânia só piorava com o passar do tempo. O resultado favorecendo a vida da Bélgica, não era bizarro imaginar que amarrar o jogo seria melhor para eles, do que se expor e levar um gol, consequentemente indo embora da Eurocopa.

Final de jogo: Ucrânia 0 x 0 Bélgica

Curiosidade do confronto

A primeira vez da história da Ucrânia onde conquistam um empate na Eurocopa, num evento em que apenas venceram e foram derrotados. Apesar de ter tido um ponto em mãos, não foi o suficiente para colocar um sorriso no rosto dos torcedores e dos atletas convocados, sem esquecer da comissão técnica, tudo que está envolvido com a instituição.

Foto: Reuters