Bia Haddad, WTA 500 Berlim
Tenis Jogos

Com muitas oscilações, Bia Haddad é derrotada por Anna Blinkova em Bad Homburg

Em preparação para a chave principal de Wimbledon, maior torneio de grama do circuito profissional de tênis, Bia Haddad foi derrotada por Anna Blinkova, por 2 a 0, na segunda rodada do torneio de Bad Homburg, na Alemanha. A partida teve início nessa quarta-feira (26), mas teve de ser paralisada e retomada na quinta (27), por conta das chuvas na cidade germânica. As parciais restantes foram de 6/3 e 7/5 em favor da russa, classificada para as quartas de final da competição, e que pela primeira vez derrotou a brasileira num confronto direto.

Como foi o jogo na Alemanha?

Anna Blinkova começou com seu game de serviço e sacando em altíssimo nível, fazendo Bia colocar um pouco mais de força nas trocas de bola, nas quais errou bastante. No seu serviço, a brasileira foi quebrada pela russa e lhe viu abrir vantagem no primeiro set. Sacando novamente, Blinkova conseguiu confirmar seu saque e fez 3 a 0.

Voltando a sacar melhor, Haddad Maia conseguiu ganhar seu primeiro game na partida e diminuir a vantagem da rival. Porém, dando sequência a um ritmo intenso de jogo, a atleta russa não diminuiu a mão no saque e confirmou seu serviço, ficando três games à frente de novo.

Jogando a maior parte dos pontos com o segundo saque e cometendo duas duplas faltas no mesmo game, Bia acabou sendo quebrada novamente por Blinkova. 5 a 1 nesse momento do confronto.

Apesar de estar em desvantagem, Bia Haddad se mostrou determinada a reverter o quadro e se manteve firme nas devoluções, conseguindo devolver a quebra. Na sequência, mesmo saindo atrás no seu game de serviço, a brasileira continuou firme e confirmou o saque, diminuindo a diferença em 5 a 3. Diferença a qual Anna conseguiu pouco tempo depois se recuperar e finalizar o primeiro set em 6 a 3.

Jogo é interrompido no segundo set, mas Bia não reverte o placar

Ainda perdendo, o segundo set que começou num dia e terminou no outro, não iniciou nada bem para Bia, que de cara teve o seu saque quebrado pela atleta russa. Contudo, melhorou um pouco em um game de serviço complicado para Blinkova, que cometeu duas duplas faltas e acabou tendo a quebra devolvida. Com muita dificuldade a brasileira conseguiu confirmar seu serviço e ficou em vantagem na parcial.

Com a virada brasileira no marcador, a russa também teve chances de ser quebrada, mas confirmou seu saque e empatou o jogo em seguida. Apresentando muitas oscilações e com muita tensão nos golpes, Bia confirmou seu serviço, e diminuiu a vantagem para 3 a 2.

Em meio ao clima quente no saibro, o jogo foi paralisado por conta da chuva que assolava a localidade alemã, e adiado para o dia seguinte, diante das condições climáticas impedirem a continuidade da partida ontem.  

Após a retomada na manhã desta quinta, a brasileira conseguiu uma nova quebra e confirmou seu serviço na sequência, abrindo assim 5 a 2 no segundo set, Mas novamente viu Blinkova se recuperar em seu game de saque e diminuir o prejuízo. Em seguida, ela quebrou o saque de Bia com três pontos em sequência.

A russa seguiu sacando muito bem e empatou o set em 5 a 5, não permitindo nenhum ponto para Haddad Maia em seu game de serviço. Novamente com a bola, a atleta brasileira foi quebrada pela terceira vez na parcial e acabou tomando uma virada, e viu Anna fechar o segundo set em 7 a 5, culminando assim, a sua ida para a próxima fase do circuito de Bad Homburg e sua primeira vitória sobre Beatriz num confronto direto, tendo perdido nas três oportunidades anteriores ao duelo desta semana. 

Número 20 do ranking mundial, Bia Haddad agora se prepara para o Torneio de Wimbledon, a ser disputado a partir de 1º de julho em Londres. Nesta temporada, a brasileira de 28 anos acumula 17 derrotas e 16 vitórias, e apesar da má fase, permanece na mesma posição da classificação de tenistas até a estreia no próximo circuito.

bia haddad bad homburg 24
Bia Haddad em ação durante o WTA 500 na Alemanha — Foto: Divulgação/Bad Homburg Open

Foto: Jimmie48/WTA