Bia Haddad
Jogos Roland Garros Tenis

De virada, Bia Haddad perde para Cocciaretto e é eliminada de Roland Garros

A tenista número um do Brasil e 14ª do ranking mundial, Beatriz Haddad Maia foi eliminada da chave principal de Roland Garros. Bia, em uma batalha de 2h29 minutos, a partida da primeira rodada do torneio mais famoso do saibro teve Elisabetta Cocciaretto como vencedora, por 2 a 1, com parciais de 3-6, 6-4 e 6-1. A italiana irá enfrentar a espanhola Cristina Bucsa, na segunda rodada.

A brasileira de 27 anos, que não caía na estreia de um Grand Slam desde o Australian Open do ano passado, tinha 780 pontos a defender no ranking mundial. Com a eliminação precoce, Bia deve perder, no mínimo, quatro posições, embora ainda se mantenha no top 20 por enquanto.

A derrota para a italiana Elisabetta Cocciaretto foi um duro golpe para Bia, que vinha mantendo uma boa regularidade em torneios de Grand Slam. Cocciaretto, de 23 anos, tem mostrado um desempenho sólido no circuito, tendo conquistado um título de WTA em Lausanne no ano passado e alcançado seu melhor ranking, o 29º lugar, em agosto. Seu melhor resultado em um Grand Slam foi a terceira rodada em Paris no ano passado, e ela busca repetir ou melhorar essa marca em 2024.

A derrota de Bia também aumenta a pressão no ranking, com jogadoras como Elina Svitolina, Victoria Azarenka, Caroline Garcia e Emma Navarro muito próximas dela. Cada uma dessas atletas tem potencial para ultrapassá-la, dependendo de seus desempenhos em Roland Garros.

Bia Haddad sofre virada e é derrotada

Bia abriu o jogo no saque e com muita intensidade. No game de devolução, complicou os serviços de Cocciaretto. Logo no próximo game de saque, ela partiu para cima com agressividade e nos serviços da italiana conseguiu uma quebra importante no primeiro set. Porém, Elisabetta conseguiu quebrar o saque de Bia, e depois, sem muita dificuldade, confirmou seu serviço.

Na sequência, Bia fechou um game duro para fazer 4-3, e conseguiu esse game  com um ace espetacular, o seu segundo na partida. Em seguida, a brasileira conseguiu sua segunda quebra na partida e importantíssima para abrir 5-3 contra Elisabetta. Em novo game de saque, Haddad Maia abriu 30-0, mas viu a italiana devolver bons saques. No entanto, Bia retomou o controle e fechou o primeiro set em 49 minutos.

No segundo set, Cocciaretto fez um bom game de serviço e já abriu vantagem. Com Bia no saque e um pouco oscilante, a italiana aproveitou e conseguiu uma quebra. Em novo game de serviço, Elisabetta cometeu uma dupla falta e jogou vários pontos no segundo saque, mas mesmo assim, conseguiu vencer a vantagem e abrir 3-0. Em mais um game de serviço oscilante, Bia ficou atrás em um 15-40, mas lutou e conseguiu diminuir a vantagem da italiana.

Com o jogo em 3-1, Cocciaretto não conseguiu abrir boa vantagem no saque e o game ficou arrastado, com mais de sete minutos de duração e três igualdades. Em uma bola que a arbitragem considerou dentro, Bia quebrou o serviço da italiana. Na sequência, a brasileira começou bem o seu game de saque, mas viu a adversária se manter positiva e acabou tendo a quebra devolvida. Porém, Bia aproveitou uma oscilação no ritmo de saque de Elisabetta e voltou para o jogo em mais uma quebra.

Em 4-3, Beatriz Haddad Maia conseguiu novamente ter um bom game de serviço, com agressividade e confirmou o saque, empatando o set em 4-4. Cocciaretto voltou a ter controle do saque em seu game de serviço e se colocou novamente em vantagem. Com muita agressividade nas devoluções de Bia, Elisabetta não perdeu nenhum ponto nesse game e fechou o segundo set em 6-4, em 55 minutos.

O terceiro set começou muito equilibrado com o game de serviço da italiana, que depois de três igualdades conseguiu vencer e abrir 1-0. Em outro game absurdamente equilibrado de quase 10 minutos e após quatro igualdades, Cocciaretto conseguiu sua primeira quebra no set e aumentou a vantagem. A italiana seguiu firme no serviço e confirmou sua quebra chegando em 3-0.

Com um saque que pouco incomodava e golpes que pouco agrediram a adversária, Beatriz Haddad Maia foi novamente quebrada e se viu em terrível 4-0 contra. Cocciaretto não tirou o pé do acelerador, foi para cima e confirmou seu serviço para ficar a um game da vitória. Bia voltou a incomodar no saque e diminuiu a vantagem em um winner de forehand. Mas não houve mais o que fazer, Elisabetta fez um consistente game de serviço e fechou o jogo em dois sets a um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *