Brasileirão troféu
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Clubes aprovam aumento no limite de estrangeiros

Nesta terça-feira (5), os clubes do Brasileirão Série A aprovaram novidades no regulamento do principal campeonato de futebol do país para a temporada 2024. Durante o Conselho Técnico da CBF, todos os 20 clubes aprovaram por unanimidade o aumento do limite de jogadores estrangeiros que podem ser utilizados em cada partida.

A partir do campeonato que terá início em abril, nove jogadores estrangeiros poderão ser utilizados por cada equipe nos jogos do Brasileirão, aumentando o limite que em 2023 foi de sete jogadores. Com isso, os clubes rejeitaram o manifesto da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), que se posicionou contra essa medida.

Brasileirão com novidades também no gramado sintético

Outra novidade importante no Brasileirão 2024 consiste no protocolo pré-jogo para equipes mandantes com gramados sintéticos. A partir do campeonato deste ano, clubes que mandam jogos em gramados artificiais serão obrigados a liberar um campo sintético para os visitantes treinarem no local da partida. Ou seja, considerando por exemplo a segunda rodada, o Botafogo será obrigado a disponibilizar o Nilton Santos na véspera da partida para o Atlético-GO treinar.

Contudo, cabe ressaltar que esta medida será válida apenas no Brasileirão pois o Conselho Técnico tratou de forma específica sobre a liga nacional. Ou seja, não haverá mudanças sendo implementadas na Copa do Brasil. Além disso, tudo indica que haverá maiores discussões para aprofundar a padronização dos gramados.

Cobranças para Ednaldo Rodrigues

Por fim, de acordo com jornalistas presentes na CBF nesta terça-feira, o lateral-direito Tinga pediu a palavra durate um determinado momento para cobrar de Ednaldo Rodrigues maior empenho para debater outras questões do futebol brasileiro, destacando principalmente a reforma no calendário (com a possível adequação ao modelo europeu e redução dos estaduais) e principalmente sobre a violência.

O Fortaleza foi alvo de um atentado na saída da Arena Pernambuco após partida contra o Sport, válida pela Copa do Nordeste, com pedras e bombas sendo arremassadas no veículo. Thiago Galhardo, uma das principais referências do elenco, está afastado por tempo indeterminado para tratar da saúde mental após crises de pânico.

Imagem: CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *