Brasileirão troféu
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Clubes propõem paralisação durante Copa América

Informações divulgadas inicialmente pelo “GE” nesta sexta-feira (16) apontam que o Brasileirão poderá enfim ser interrompido durante a Copa América. Alguns clubes da divisão de elite do futebol brasileiro estão conversando com a CBF para que a competição seja interrompida durante as semanas reservadas para o torneio continental de seleções.

Os clubes Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Vasco, Athletico-PR, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo apresentaram um documento em conjunto assinado à CBF na última quinta-feira (15) para a mesa do presidente Ednaldo Rodrigues, que ainda avaliará as condições e buscará construir uma solução em torno deste tema.

O pedido desses clubes consiste na paralisação do Brasileirão no período em estão previstas nove rodadas do Brasileirão entre os dias 20 de junho à 14 de julhos. Os clubes sugerem que a Copa do Brasil seja disputada neste intervalo com jogos das oitavas e quartas de final, as quais estão inicialmente previstas do fim de julho até início de setembro.

A proposta dos clubes de elite tem brechas

Considerando o cenário proposto por Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Vasco, Athletico-PR, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo, menos jogos do Brasileirão seriam afetados pelo torneio de seleções, buscando assim diminuir o prejuízo para os times com atletas convocados.

No entanto, o maior problema dessa situação consiste em dois confrontos da Copa do Brasil sendo disputados após o fim do Brasileirão, ou seja, apenas em dezembro. Essa “solução” impactaria diretamente nas férias dos jogadores e num eventual campeão brasileiro da Libertadores, que teria a Copa Intercontinental para disputar durante o mês de dezembro.

Brasileirão deve seguir mesmo na Copa América

Por conta disso, a CBF estaria avaliando com muita ressalva esse pedido dos cubes pensando principalmente no calendário de 2025, que exigirá uma interrupção obrigatória do Brasileirão e de todas as competições entre junho e julho para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, a primeira edição da história, com as participações confirmadas de Flamengo, Palmeiras e Fluminense entre os brasileiros.

Imagem: CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *