Brasileirão
Brasileirão Futebol

Brasileirão: Com muitos gols, Corinthians e São Paulo apenas empatam em confronto eletrizante

Na tarde deste domingo (16), Corinthians e São Paulo se enfrentaram em mais um Majestoso na Neo Química Arena, válido pela nona rodada do Brasileirão.

Corinthians x São Paulo pelo Brasileirão (Foto: UOL)
Corinthians x São Paulo pelo Brasileirão (Foto: UOL)

Análise

Lucas abriu o placar para o São Paulo. Aos 30 minutos, Igor Coronado empatou com um belo chute de fora da área. O Tricolor voltou à frente aos 41 minutos após um gol contra de Cacá. Nos acréscimos do primeiro tempo, Gustavo Mosquito empatou novamente com um chute no ângulo.

No segundo tempo, ambos os times continuaram buscando a vitória, mas sem grandes chances claras até os 31 minutos, quando Caetano foi expulso por falta em Calleri. Mesmo com a vantagem numérica, o São Paulo não conseguiu marcar novamente, graças às defesas milagrosas de Carlos Miguel. O jogo terminou em 2×2, com cada equipe conquistando um ponto.

Ainda vivendo um momento turbulento fora e dentro dos gramados, o Corinthians chegou desfalcado para o clássico. Garro e Gustavo Henrique, suspensos, juntaram-se a Félix Torres e Romero na lista de desfalques. Assim, Caetano formou a dupla de zaga com Cacá, enquanto Igor Coronado atuou centralizado na armação, abrindo espaço para a entrada de Gustavo Mosquito na ponta direita.

Luis Zubeldia seguiu sem poder contar com Rafael, Ferraresi, Bobadilla e James Rodríguez, que estavam com as suas respectivas seleções na preparação para a Copa América, além de Rafinha e Pablo Maia, lesionados. A principal dúvida do treinador foi no meio-campo, já que Luiz Gustavo e Galoppo brigaram por uma vaga para formar dupla com Alisson. No setor ofensivo, Lucas continuou atuando mais pela direita, com Luciano centralizado.

Corinthians x São Paulo pelo Brasileirão (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
Corinthians x São Paulo pelo Brasileirão (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

‘Chuva’ de gols na primeira etapa

O primeiro tempo do Majestoso pelo Brasileirão foi digno da expectativa que sempre envolve esse clássico. Logo aos três minutos, a torcida Tricolor já tinha motivos para comemorar. Lucas, em uma bela troca de passes com Calleri, invadiu a área pelo meio e, com a precisão de um cirurgião, finalizou de canhota, abrindo o placar com estilo.

Entretanto, a vantagem inicial não intimidou o Corinthians. Muito pelo contrário, a equipe de Parque São Jorge intensificou a marcação alta, pressionando o São Paulo em seu próprio campo e forçando erros constantes do rival. Essa estratégia deu resultado aos 30 minutos, quando Igor Coronado, em um momento de rara inspiração, recebeu um passe açucarado de Hugo e, de fora da área, acertou um belíssimo chute no canto esquerdo

Mas o Tricolor não se deixou abater. Aos 41 minutos, uma jogada bem trabalhada pelo lado direito trouxe novamente a vantagem no placar. Lucas – sempre ele – encontrou Igor Vinícius em profundidade. O lateral, com um cruzamento rasteiro, buscou Luciano no centro da área. Porém, antes que a bola chegasse ao atacante, Cacá, em uma tentativa desastrosa de cortar o passe, acabou mandando contra a própria meta. Um lance infeliz para o zagueiro corintiano, mas que deu nova alegria aos são-paulinos.

O primeiro tempo parecia se encaminhar para um desfecho favorável ao São Paulo, mas os acréscimos reservaram mais emoção. Aos 47 minutos, após uma cobrança de escanteio a favor do Corinthians, Luciano tentou segurar a bola na entrada da própria área, mas acabou desarmado por Yuri Alberto. A sobra caiu nos pés de Gustavo Mosquito, que não desperdiçou a chance. Com um chute de canhota no ângulo direito, o atacante corintiano fez um golaço, deixando tudo igual novamente.

Corinthians x São Paulo pelo Brasileirão (Foto: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF)
Corinthians x São Paulo pelo Brasileirão (Foto: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF)

 

Caetano expulso no segundo tempo

O segundo tempo do Majestoso continuou eletrizante, com as duas equipes buscando a vitória a todo custo. Logo aos 5 minutos, Calleri trouxe o primeiro lance de perigo para o São Paulo ao arriscar um chute de fora da área, mas Carlos Miguel defendeu sem maiores dificuldades, mantendo o placar inalterado.

O Corinthians não demorou a responder. Aos nove minutos, Yuri Alberto fez uma bela jogada, cortou para dentro e bateu forte com o pé esquerdo. Jandrei, atento, espalmou e evitou o gol alvinegro.

O Tricolor voltou a pressionar aos 13 minutos. Nestor cobrou escanteio pela esquerda, Diego Costa cabeceou na primeira trave, mas Carlos Miguel defendeu com segurança. Na sequência, Luiz Gustavo avançou pelo campo de ataque e arriscou um chute colocado de fora da área. Carlos Miguel, com reflexo, defendeu no cantinho direito, mantendo o Corinthians no jogo.

O clássico deu uma acalmada aos 20 minutos, com ambos os times disputando intensamente o meio-campo, sem grandes chances de gol. No entanto, a tensão não demorou a aumentar novamente.

Aos 30 minutos, o Corinthians teve uma boa chance quando Igor Coronado conduziu pelo meio e finalizou de fora da área, mas a bola bateu em Diego Costa. No rebote, Pedro Raúl foi desarmado por Alisson, e o bandeirinha ainda marcou impedimento do centroavante corintiano.

O momento decisivo veio aos 31 minutos, quando Caetano protagonizou uma lambança. O zagueiro agarrou Calleri no meio-campo, impedindo o giro do adversário e recebendo seu segundo cartão amarelo, resultando em expulsão e deixando o Corinthians com um a menos em campo. A pressão são-paulina quase se traduziu em gol aos 34 minutos.

Igor Vinícius recebeu de Lucas pelo lado direito da área e cruzou forte. Michel Araújo finalizou em cima de Matheusinho e, no rebote, usou a parte externa do pé para tentar marcar, mas Carlos Miguel operou um verdadeiro milagre, espalmando a linha e salvando o Corinthians mais uma vez.

Com a expulsão de Caetano e as defesas milagrosas de Carlos Miguel, o jogo seguiu tenso até o último instante, mas no final, 2×2 e um ponto para cada lado no Brasileirão.

FT: Corinthians 2 x 2 São Paulo

Brasileirão

Com o empate, o Corinthians alcançou os 7 pontos e subiu para a 14ª posição na tabela do Brasileirão. Por outro lado, o São Paulo, com 15 pontos, avançou para a quinta colocação, consolidando-se na parte superior da classificação do Brasileirão.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Tricolor Paulista tem um confronto em casa contra o Cuiabá na quarta-feira (19), às 20h (horário de Brasília). Este jogo será uma oportunidade para o Tricolor Paulista consolidar sua posição no G6.

Mais tarde, no mesmo dia, às 21h30, pelo Brasileirão, a equipe comandada por Antônio Oliveira enfrentará o Internacional no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Timão busca uma vitória fora de casa para melhorar sua situação na competição e se afastar das últimas posições na tabela.

(Foto: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF)