Brasileirão
Futebol Brasileirão

Brasileirão: Em final emocionante, Flamengo empata no último minuto contra Athletico e se mantém na liderança

Neste domingo, 16, o Athletico-PR recebeu o Flamengo na Arena da Baixada, em jogo válido pela nona rodada do Brasileirão. O confronto entre os líderes da competição foi muito movimentado e acabou em um empate com gols no final.

Apesar do gol de Fernandinho, de pênalti, aos 88 minutos de jogo, Evertton Araújo, aos 95, manteve o Flamengo na ponta do Brasileirão, enquanto o Furacão assumiu a segunda posição.

Com o resultado, o Flamengo mantém a boa sequência na competição e deixa a questão dos desfalques convocados para trás, enquanto o Furacão se recupera da derrota na última rodada e continua sendo uma das surpresas do Brasileirão neste começo de competição

A partida, como um todo, contou com ambas as equipes buscando o gol a todo momento, além de ter um final muito emocionante. O gol no último minuto dos visitantes frustrou os mandantes, que reclamaram bastante, mas Daronco, mais uma vez, foi um personagem determinante.

Athletico-PR x Flamengo pelo Brasileirão (Foto: Gabriel Machado/AGIF)
Athletico-PR x Flamengo pelo Brasileirão (Foto: Gabriel Machado/AGIF)

Primeiro tempo movimentado

Em um bom primeiro tempo, ambas as equipes tiveram boas oportunidades. O Flamengo, com vários desfalques em função de amistosos de seleções, utilizou uma escalação mista, enquanto o Ahtletico optou por utilizar Madson e Felipinho nos lugares de Godoy e Zapeli.

Assim as duas equipes partiram logo para o ataque, e logo aos 14 minutos, Lorran parou em Léo Linck. Já o Furacão respondeu com bons chutes de Nikão que pararam em Rossi, goleiro do Flamengo.

Os dois times se movimentaram bastante, porém encontraram dificuldades em finalizar no gol. O equilíbrio se converteu nos 51% e 49% de posse entre as equipes na primeira etapa e apenas cinco a três em finalizações.

Destaques para as atuações de Thiago Heleno e Kaique Rocha, além das finalizações perigosas de Nikão. O Mengão ainda teve boa chance antes do fim da etapa no chute de Gerson, aos 42 minutos.

Athletico-PR x Flamengo pelo Brasileirão (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)
Athletico-PR x Flamengo pelo Brasileirão (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Emoção no final entre os líderes do Brasileirão

Os times voltaram para o segundo tempo com mudanças. O Flamengo tirou um apagado Bruno Henrique e reforçou o meio com Victor Hugo, enquanto o Athletico voltou com Cuello no lugar de Felipinho, buscando ter mais posse ofensiva e aproveitar a vantagem do estádio lotado.

Porém, quem começou com tudo foi o Flamengo, que puxou bom contra-ataque com Luiz Araújo, marcando um início muito bom para a equipe carioca. Já Madson desperdiçou grande chance ao isolar um bom passe logo aos 10 minutos.

De forma geral, apesar da chance de Madson, o Flamengo foi melhor na segunda etapa, sua consistência defensiva imposta por Tite dificultou demais os ataques adversários e a qualidade individual de seus jogadores provou a boa sequência que a equipe Carioca mantém.

Aos 21 minutos, Gabriel Barbosa entrou na posição de Lorran, que fez bom jogo. E aos 22 minutos, após jogada de David Luiz e desvio de Luiz Araújo e uma atrapalhada da defesa, Gabigol finalizou no gol vazio. O VAR chamou e anulou.

O Athletico sentiu o quase gol tomado e se acuou no jogo. Léo Linck teve um grande jogo e trabalhou bastante de forma geral. Cuca reagiu rápido e tirou Mastriani e Nikão colocando Julimar e Pablo para dar mais consistência ofensiva.

O jogo ficou mais aberto e nervoso; quando se aproximava dos 42 minutos, os mandantes chegaram com perigo, em chute de Julimar, e David Luiz acabou tocando com a mão e o jogo seguiu. O VAR chamou Daronco, que marcou o pênalti.

Fernandinho chamou a responsabilidade e foi para a cobrança e chutou no canto esquerdo alto de Rossi; a bola bateu no travessão e entrou em uma ótima cobrança e abrindo o placar para os mandantes; a vitória estava muito próxima.

O Flamengo, com o resultado negativo, foi para cima, e Daronco distribuiu seis cartões amarelos nos minutos finais.

Com tanta pressão do Flamengo, aos 53 minutos, após um escanteio de Luiz Araújo, a bola foi lançada na área e sobrou para o garoto Evertton Araújo, que entrou sozinho na área e venceu Léo Linck, empatando o jogo no último minuto. O Athletico começou, então, com muita reclamação pelo tempo estendido, e no final do jogo Cuca foi expulso.

FT: Athletico 1 x 1 Flamengo

Athletico-PR x Flamengo pelo Brasileirão (Foto: UOL)
Athletico-PR x Flamengo pelo Brasileirão (Foto: UOL)

Análise Final

Em um ótimo jogo de futebol, Flamengo e Athletico fizeram um jogo digno dos líderes do Brasileirão. Ambas as equipes merecem estar nesta posição e apresentam futebol de líderes.

A equipe de Tite é muito forte e segura defensivamente e conta com o melhor elenco em qualidade individual do país, mesmo com inúmeros desfalques. Do outro lado, a equipe de Cuca é a grande surpresa neste começo de Brasileirão, apesar de ter escorregado na Libertadores. O empate acabou sendo muito digno para ambos os times.

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)