Neste sábado (2), o RB Leipzig viajou até Dortmund para enfrentar o Borussia. Em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Alemão, os donos da casa foram melhores e ganharam por 2 a 1. O Borussia tinha esperança de espantar a má fase. Vindo de três derrotas seguidas e uma eliminação na Copa da Alemanha, o técnico Nuri Şahin está na corda bamba. O Leipzig, em situação oposta do Dortmund, queria encostar no líder do campeonato.
Análise da partida
Desde o primeiro minuto deu para sentir que os comandados de Şahin estavam dispostos a espantar a má fase. A proposta do Dortmund era clara: ficar com a bola e agredir o máximo possível. Mas, essa proposta na teoria é mais fácil do que na prática.
Com uma ideia ofensiva, o Leipzig decidiu se defender e jogar numa transição rápida. E deu certo por um tempo. A partida ficou bastante condicionada com esses diversos ataques do Leipzig.
Meu destaque vai para dois jogadores: Nmecha e Gittens. O primeiro fez uma partidaça, se mostrando presente, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Meu destaque da partida vai para ele.
Enquanto isso, Gittens foi uma grande força ofensiva do Dortmund. Finalizando, dando assistência e pressionando. O jogador se mostrou polivalente, estando em todos os lugares do campo ofensivo.
Primeiro tempo de partida com um gol pra cada lado
O jogo começa com a posse dos donos da casa. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 10 minutos, em uma cabeçada de Maximillian Beier, que vai para fora. Aos 14, Gittens, que fez uma grande partida, chutou e parou na defesa do goleiro. Com 16 minutos, Bensebaini chutou de fora da área para tentar abrir o marcador, mas o arremate vai para fora e mantém o placar igualado.
Aos 27, sai o primeiro gol da partida e é do Leipzig. No primeiro grande lance do time, Sesko recebeu o passe de Louis Openda, e numa linda finalização marcou o primeiro gol da partida, sem chances para Kobel defender.
Logo em seguida, o Dortmund não desanimou. Mesmo com o gol sofrido, o time continuou atacando e pressionando. Aos 29, Gittens finalizou e mais uma vez parou no goleiro, que joga a bola para escanteio. Aos 30 minutos, veio o empate do Borussia. Maximillian Beier, após escanteio de Nmecha, acerta um bom chute e empata o jogo, sem chances para o goleiro.
Aos 34, Openda recebeu de Sesko e finalizou. Porém, acabou parando na boa defesa de Kobel. Aos 41, Sesko desperdiça mais uma chance para o Leipzig. O juiz prometeu mais 5 minutos de acréscimo, porém nada aconteceu nesse período de tempo.
Dortmund aproveita oportunidade e faz o gol da vitória no segundo tempo
O jogo recomeça, mas com pouco ataque dos dois lados. O segundo tempo começa muito faltoso, falta dos dois lados que estavam picotando o jogo. Aos 64 minutos, Leipzig decidiu mudar o time. Baumgartner e Haidara deixaram o campo para as entradas de Elmas e Kampl.
No minuto seguinte, o Dortmund desempatou o jogo. Guirassy, sempre ele, recebeu cruzamento de Beier e faz um bonito gol, anotando o 2 a 1 para os donos da casa. Leipzig mexeu mais duas vezes no time, entrando Poulsen no lugar de Sesko e Bitshiabu no lugar de Henrichs.
Aos 72, Brandt recebe dentro da área e acertou uma bela finalização, mas parou nas mãos do goleiro. Quatro minutos mais tarde Brandt faz mais uma linda jogada e finaliza, parando novamente na defesa de Gulasci. Aos 79, Sahin tirou Gittens para promover a entrada de Malen.
O jogo fica muito faltoso e acaba impedindo progressões de jogadas. O juiz prometeu mais 7 minutos, que acabou virando 8 minutos, mas nada aconteceu nesse período de acréscimos e terminou o jogo.
FT: BORUSSIA DORTMUND 2 X 1 RED BULL LEIPZIG
Com a vitória, o Borussia passa a ocupar a quinta colocação na Bundesliga, com 16 pontos. Já o RB Leipzig fica na vice-liderança com 20 e vê o Bayern de Munique assumir a ponta com 23 pontos, após vencer o Union Berlin.
(Foto: Divulgação/Bein Sports)



